Brasil, 04 de Maio de 2024
22 de agosto de 2003

Tipos de Coloração Capilar

Tipos de Coloração Capilar



Tipos de Coloração Capilar

Wagner Ferreira - técnico capilar da Vita Derm

A vaidade é uma característica que sempre marcou o universo feminino, porém, mais ou menos por volta do século XIX, esta fissura tornou-se ainda maior e o alvo principal foi a mudança de cor do cabelo, fosse para clarear ou escurecer. Cleópatra que o diga, pois tudo indica que o segredo de seu cabelos negros e brilhantes vinha dos extratos vegetais. Uma das tinturas mais antigas deste tipo que ainda sobrevive no mercado cosmético é a henna, produto derivado de folhas secas e caule de uma árvore encontrada no norte da África e no Oriente considerada muito benéfica por não possuir qualidades tóxicas.

Na década de 40, chegaram ao mercado internacional as primeiras bisnagas com produtos para coloração e, no Brasil, um pouco mais tarde, em 1954, ainda deixando a desejar nas embalagens que, atualmente, são mais bonitas, práticas e funcionais. Mas muita coisa mudou, o nome “tintura” foi renomeado para “coloração” e, graças à revolução cosmética, atualmente, não apenas muda o visual como também trata os fios proporcionando brilho e maciez sem desbotar com o sol.

Pesquisas e grandiosos investimentos são os responsáveis pelo aperfeiçoamento contínuo na fórmula destes produtos, transformando-os num complemento aos tratamentos capilares. Hoje, com formulações menos agressivas, as colorações estão fazendo a cabeça de milhões de pessoas entre homens e mulheres. O desempenho e a criatividade dos cabeleireiros também contam muito para este sucesso das colorações capilares. Inúmeras técnicas foram criadas e, atualmente, mais do que “colorir” os cabelos, pode-se obter efeitos surpreendentes com a aplicação de algumas técnicas, lembrando sempre cuidados básicos de procedimento. A escolha certa das técnicas e dos produtos a serem utilizados são fatores determinantes para obter bom resultado.

Veja algumas dicas de coloração:

• Respeite os limites. O cabelo deve ser clareado sempre respeitando a saúde dos fios;
• O tipo físico deve ser levado em consideração
• Pele, olhos e cabelos claros – apenas acentuar o loiro natural com nuanças de reflexos dourados ou avermelhados;
• Pele clara e cabelos de tom médio – combinar com matizes avermelhadas;
• Pele, olhos e cabelos escuros – tons castanhos podem ser abusados porque, neste caso, o vermelho, caju, acobreado dão um aspecto mais escuro e sombrio;
• Pele clara, olhos e cabelos castanhos – tipo bem versátil, fica com todas as gamas de castanhos, além dos reflexos dourados, cobre e vermelho podendo se beneficiar de várias nuanças;
• Faça a alteração da cor gradativamente, assim, evitará o risco de não gostar do resultado final.
• Leve em consideração a personalidade e a vida profissional na balança. Pessoas tímidas, por exemplo, não combinam com cores muito chamativas e alguns empregos pedem um visual discreto.

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha