Brasil, 25 de Maio de 2019
16 de abril de 2019

Congresso de maquiagem Hair Brasil foi sucesso absoluto 

Congresso de Make

Com as vagas esgotadas, o Congresso de Maquiagem aconteceu no terceiro dia da Hair Brasil 2019 e teve curadoria da equipe do Fórum Hair Brasil e da Intercoiffure Interbeauté. Sempre inovando, a feira foi o primeiro evento de beleza no Brasil a apresentar um congresso de make-up

“Na cadeia de formatação da beleza, o profissional de maquiagem é muito importante, pois complementa a função dos cabeleireiros e estimula o consumo”, diz Antonio de Carvalho Junior, gerente-geral da Hair Brasil. 

Paulo Cordeiro, presidente da Interbeauté, avaliou o evento como sucesso absoluto, pretendendo que os próximos sejam realizados em lugares maiores, dado à procura. “Mostramos o que é necessário no cotidiano de uma maquiador, levando conhecimento de várias técnicas de trabalho, “avaliou. 
 

Congresso de Make

Profissionais de alto nível 

Entre os profissionais que ministraram palestras, estiveram aqueles que contemplaram as passarelas, o dia a dia do profissional, publicidade e a maquiagem social. O mercado de casamentos também foi contemplado e muito bem representado: Junior Mendes, um dos maquiadores mais amados e reconhecidos do Brasil foi o responsável pela Congresso. 

O profissional, que comemora 25 anos de carreira e foi o homenageado da Hair Brasil neste ano, levou ao palco do evento uma noiva “do sonho”. Segundo ele maquiar noivas é lidar com os sonhos. Ele mostrou uma maquiagem atemporal e clássica para que mesmo daqui décadas a noiva possa olhar seu álbum e se sentir moderna. “Não pode ser um make datado,” conclui Mendes. 

Juliana Sou

Considerada uma das melhores maquiadoras do país, Juliana Sou, apresentou de forma bem didática colorimetria para peles negras. No palco fez duas maquiagens: uma quente, para as peles quentes e outra fria, para o tipo de pele fria.  

“O grande segredo tanto da maquiagem, quanto das peles negras, é entender as cores, nossa ferramenta de trabalho. Conhecendo muito bem as tonalidades, o maquiador consegue ter habilidade para lidar melhor com as dificuldades. Maquiagem é uma surpresa e o domínio das cores é fundamental”.

Outro destaque foi a palestra da Interbeauté, composta por quatro maquiadores da associação que, juntos, no palco, fizeram quatro makes diferentes para biótipos diversos: Nelson Pinheiro ressaltou a importância do maquiador respeitar a vontade da cliente e iluminou lindamente as modelos; Chloe Gaya trabalhou com técnicas de colorimetria e visagismo, ressaltando os olhos. Grisiela Ribeiro mostrou as tendências adaptadas para a realidade cotidiana nas peles. Já Henrique Mello se responsabilizou pelas bocas brincando com texturas e cores e tridimensionalidade. 

O Boticário e MAC

O Boticário e MAC

Felipe Moreira, do Boticário – uma das apoiadoras do Congresso de Maquiagem - fez um make no palco que buscou o realce da beleza natural, com iluminação na pele, mais acesa e olhos bem definidos por meio das máscaras de cílios. 

Fabiana Gomes, da MAC – a outra marca que apoiou o evento voltado à make-up na feira -, falou de tendências de passarela mostrando a diferença com a maquiagem social. “Trabalhar com passarela é bastante libertador, é uma estética diferente que pode até causar estranhamento; há sempre um conceito atrelado,” explica Fabiana. 

Segundo a expert há uma tendência em voltar a usar mais maquiagem na passarela (há algumas temporadas os rostos eram um “nada”, com hidratante e corretivo apenas) e menos make no Instagram (as instagrammers estavam exagerando demais). “É como se o Instagram estivesse de mãos dadas com a passarela”, explica. 

Há vários símbolos sociais num make-up, justifica e hoje existe uma padronização que Fabiana discorda. Nem tudo é necessário fazer, como por exemplo descaracterizar tipos como afinar narizes de mulheres negras e fazer o côncavo de orientais. 

Opinião de Congressista

Cristiane Araújo“Essa é a primeira vez que vim à Hair Brasil e encontrei uma variedade imensa de produtos, com preços bem acessíveis. Ao mesmo tempo, as palestras de maquiagem me deram muitas ideias! Foi uma ótima oportunidade, aprendi várias técnicas e percebi que estava utilizando o iluminador de uma forma inadequada, exagerada. Isso é muito importante para incrementar minha carreira, que começou há quatro anos.” Cristiane Araújo, maquiadora - Manaus (AM) 

Jesuslaine Viana“Estou iniciando minha carreira de maquiadora e as palestras, especialmente da Fabiana, me deram mais incentivo para continuar. Gostei porque os maquiadores falaram bem o dia a dia da profissão e não ficaram apenas focados no glamour”-  Jesuslaine Viana, Novo Repartimento (PA) 
 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha