Brasil, 12 de Dezembro de 2019
30 de novembro de 2019

Sônia Corazza e a Tricologia Sustentável 

Sônia Corazza e a Tricologia Sustentável 

A programação do 8º Congresso de Tricologia da Hair Brasil acabou de ser divulgada. Em 2020, a engenheira química e pesquisadora científica de cosmetologia, Sônia Corazza, estará ao lado da tricologista e hairstylist, Sandra Rojas na coordenação científica do evento. O convite para as duas profissionais foi feito pela organização da Hair Brasil.

8º Congresso de Tricologia No ano em que se lança um novo conceito da Feira Internacional de Beleza Profissional – Hair Brasil Premium - o Congresso de Tricologia abordará um tema atual e latente, a sustentabilidade.  “Falar em sustentabilidade exige abordar o tripé formado pelos  fatores  água, energia e lixo”, explica Sônia. 

Água, Plástico e Lixo

De acordo com a engenheira, falar sobre todos estes fatores é essencial para que se possa desenvolver o mercado dentro de um conceito que já deve fazer parte da vida pessoal e profissional de todas as pessoas. “A água, por exemplo, é fundamental para qualquer ponto na cadeia dos cuidados capilares. Cosméticos são formulados majoritariamente com água, cuidados profissionais exigem higiene com água, etc. Já a questão do lixo mal gerenciado no planeta é uma triste realidade. Por isso, é fundamental iniciar pela questão do impacto que o plástico causa”, afirma.

Sônia, que trabalha formuladora de produtos e linhas de sucesso em empresas líderes no segmento como Natura, Avon, P&G, Lever e Boticário apresenta dados alarmantes. “Do século 20 até hoje já foram fabricados 8,9 bilhões de toneladas de plásticos. A cada ano são mais de 8 milhões de toneladas de lixo produzidos desse material, que acaba indo para os oceanos e provocando prejuízos à vida. Não podemos nos conformar com essa realidade”. 

“O plástico tem pontos positivos: é um material leve, versátil, resistente, barato, descartável e durável. Mas, exatamente   por estas propriedades, é um agente muito poluidor, pois não se degrada facilmente no ambiente e causa um impacto direto a  todos os ecossistemas do planeta”, pontua Corazza, que já emenda com um questionamento: “Você sabia que cerca de 40% da produção atual de plásticos se destina aos produtos de uso único?”. 

Segundo ela, “os cosméticos, na sua grande maioria, se encaixam nisso. A maior parte dos produtos e materiais usados para cuidar da saúde do cabelo e couro cabeludo vem embalada em algum tipo de plástico”. 

Préciclagem & Reciclabilidade pós consumo

Mas, Sônia é enfática quando se fala do futuro e das ações pessoas. “Não adianta considerar o plástico como vilão do meio ambiente e fugir da responsabilidade da correta destinação final deste material. Qual o destino que você dá as embalagens que você usa no seu trabalho? Você conhece a simbologia de identificação dos diversos tipos de plástico?”.

Sônia Corazza e a Tricologia Sustentável “Com esta base, desenvolvemos o 8º Congresso de Tricologia. O objetivo da edição 2020 da Hair Brasil será trazer uma visão inovadora para todos que atuam no setor da Tricologia mostrando que sim,  podemos mudar o ritmo trágico do planeta  conhecendo a Economia circular e implantando novas práticas ambientais e sociais ao nosso trabalho”, finaliza a engenheira química e pesquisadora.

A programação do Congresso de Tricologia da Hair Brasil Premium já está disponível no link: https://hairbrasil.com/pagina/8o-congresso-de-tricologia

 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha