Brasil, 04 de Maio de 2024
01 de agosto de 2003

Nova técnica une lipoaspiração e cirurgia do abdome em uma mesma intervenção

Nova técnica une lipoaspiração e cirurgia do abdome em uma mesma intervenção



Nova técnica une lipoaspiração e cirurgia
do abdome em uma mesma intervenção

A lipoabdominoplastia é o nome da nova técnica desenvolvida por especialistas brasileiros, que consiste na associação de cirurgia do abdome com lipoaspiração, sendo menos invasiva e exigindo um tempo mais curto de recuperação.

A nova técnica permite que dois procedimentos sejam realizados em uma única intervenção: além da plástica abdominal – muitas vezes corretiva –, o paciente é submetido à lipoaspiração – para retirada de gordura excessiva. “Há alguns anos, não era possível aspirar a região superior do abdome, porque havia o risco de comprometer a irrigação sanguínea. Os resultados estéticos deixavam a desejar e havia a necessidade de fazer uma lipoaspiração seis meses depois, o que aumentava o desconforto do paciente”, explica o Dr. André Cervantes (foto), cirurgião plástico do Centro Médico Integrado Vittà.

Na lipoabdominoplastia, em vez de retirar cirurgicamente a pele e a gordura, o médico descola uma da outra e retira somente a pele em excesso, extraindo a gordura por meio da lipoaspiração. A técnica preserva artérias, veias e vasos linfáticos e também possibilita corrigir a flacidez muscular (o que não era possível quando se realizava apenas a lipo). Além de reduzir o sangramento e evitar hematomas, diminui o tempo de recuperação. “Não basta conseguir bons resultados estéticos; é preciso também garantir um pós-operatório que traga menos desconforto. Nesse sentido, a lipoabdominoplastia representa um grande avanço para quem pretende se submeter à cirurgia do abdome”, comenta Cervantes.

Mas o procedimento não é indicado para todos os pacientes e há muitos casos em que a cirurgia clássica (dermolipectomia abdominal) é suficiente. O especialista destaca a importância dos cuidados pós-operatórios: “O sucesso da cirurgia plástica depende também do esforço do paciente em seguir as recomendações do médico”, explica Cervantes, esclarecendo que a cicatrização pode demorar de 12 a 18 meses.

Serviço:
Centro Médico Integrado Vittà
Av Ibirapuera, 2907- 9º andar
Moema – São Paulo
Telefone: (11) 5091-6771

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha