Brasil, 19 de Fevereiro de 2019
21 de janeiro de 2019

Make dos Sonhos: a maquiagem para eternizar momentos

Junior Mendes - Beauty Artist

Utilizar a maquiagem para eternizar momentos. Este é o lema de trabalho do beauty artist da MAC Cosméticos, Junior Mendes, que está preparando a palestra sobre a Make dos Sonhos para apresentar no Fórum da Hair Brasil 2019 durante o Congresso de Maquiagem. 


“Fiquei muito feliz com o convite e quero fazer um espetáculo”
 

“A make dos sonhos é a maquiagem atemporal pensada para o dia mais feliz da vida de uma mulher. É ela que torna aquele momento eterno”, explica o maquiador das celebridades, que conta com um incrível e invejável trajetória no universo da beleza. 


“Estou num momento de trabalho muito gratificante”
 

Para entender mais sobre seu trabalho e o que ele levará para o palco da Hair Brasil, tivemos uma conversa descontraída sobre a profissão, o mercado e o preparo para sua participação na feira de 2019. 

Veja a seguir: 

HB - Há quanto tempo você atua no ramo da maquiagem? Nos conte um pouco da sua trajetória como maquiador.
Junior Mendes –
Em 2018, eu completei 25 anos de carreira. Sou um maquiador autodidata e comecei esta trajetória aos 16 anos, em João Pessoa (PB). Um amigo me disse que a tia dele precisava de alguém no salão para maquiar e eu fui. Até então não fazia nada profissionalmente, só maquiava por brincadeira no teatro e no colégio. Fazia maquiagem nas amigas, uma coisa sem compromisso. Já de cara, no primeiro dia, eu maquiei cerca de dez mulheres e elas ficaram encantadas. 

HB – E qual foi o caminho de João Pessoa até São Paulo?
Junior Mendes –
Bem, eu trabalhei neste salão por 6 anos antes de vir para São Paulo. Lá eu também comecei a lavar e manipular cabelos. Vim para a capital paulista, onde estou há 19 anos, por um convite do SBT. Fazer maquiagem na televisão foi uma escola muito bacana e me ajuda muito hoje em dia a ser um profissional mais dinâmico – minhas maquiagens levam de 18 a 25 minutos. 


“Na carreira de maquiador é preciso ter paciência, paciência e paciência”
 

HB – E do SBT até onde você está hoje?
Junior Mendes -
Depois de três meses na televisão, aceitei o convite de uma agência de maquiadores, onde comecei a trabalhar com moda, desfile, publicidade e editorias de revista. Conheci muita gente bacana e o trabalho começou a ser mais reconhecido e divulgado. O clima de agência é bem diferente de salão, porque precisa ter um olhar mais dinâmico, mais futurista. Você passa a ditar a moda, ter mais responsabilidade, mais dedicação e a buscar referências. É uma coisa que eu gosto muito de fazer.

HB - Quais as suas dicas de ouro para quem pretende começar nesta área?
Junior Mendes -
Paciência, paciência e paciência, porque hoje em dia as pessoas querem começar e já ser top, fazer capa de revista e pular muitos passos. É muito importante passar por todas as etapas, como em qualquer carreira, como, por exemplo, ser assistente de grandes profissionais. Não é do dia para a noite, fazendo curso ou indo viajar. Tem que ter dedicação, muito amor pelo que quer fazer e pela arte, porque você vai viver da profissão. Eu falo que sou casado com a minha arte, com a profissão. Tenho amor pela minha profissão mais que muita coisa na minha vida. Só divido o amor pela minha profissão com a minha mãe e mais ninguém. 

HB - Como você faz para se manter atualizado? Onde busca referências?
Junior Mendes
- Eu gosto muito de viajar, pesquisar produtos, ver o que está acontecendo e acompanhar os lançamentos. Também sigo pessoas que têm um trabalho bacana e se renovam a cada dia. Não só na maquiagem, mas também na arte, na moda, na música e isso me inspira para o meu trabalho. Eu gosto de assistir filmes e ler revistas de moda, mas o principal mesmo é viajar para buscar referências e matéria-prima. 


“Já fui diversas vezes à Hair Brasil para buscar referências”
 

HB - O que é preciso para produzir a maquiagem dos sonhos?
Junior Mendes -
Isso é mais uma brincadeira que começou com a Sabrina Sato. Com este mundo de glamour, as mulheres que eu atendo mais no dia a dia, as noivas, sonham muito e deslumbram com esta história: “é o Júnior que vai me maquiar, é um maquiador de celebridades”. A make dos sonhos é aquela maquiagem que daqui a 20 ou 30 anos esta mulher vai olhar o álbum e assistir ao vídeo do casamento e ela vai estar atemporal, clássica, moderna, linda e iluminada. A make dos sonhos é a maquiagem pensada para o dia mais feliz da vida de uma mulher, ou seja, a que vai eternizar aquele momento.

Noivas - Junior Mendes


HB - Fala um pouquinho sobre a sua parceria com a Hair Brasil e a palestra no Fórum.
Junior Mendes
- Estou num momento de trabalho muito gratificante, principalmente com um casamento que eu tenho com a MAC Cosméticos. Estou ministrando cursos de maquiagem pelo Brasil inteiro e, por isso, fui convidado para ser homenageado pela Hair Brasil durante o Congresso de Maquiagem, que é uma feira que eu gosto muito. Inclusive já fui diversas vezes como espectador para buscar referências. Eu acho que é muito inspirador tanto para a Hair Brasil como para os seus visitantes homenagear um profissional que já passou por aqueles corredores em busca de referências. Eu fiquei muito feliz com o convite e quero mostrar o meu melhor, apresentar um trabalho lindo! Estou começando a pesquisar para fazer uma coisa bem bacana para superar as expectativas. Quero fazer um espetáculo.

HB - O que esperar do setor de maquiagem?
Junior Mendes
- Os profissionais estão bem felizes, as marcas estão investindo em novos e inovadores produtos com bastante frequência e a tecnologia está bem avançada. Todo dia tem coisa nova. As marcas estão bem a frente e devemos evoluir como profissionais. Quanto aos profissionais, eu espero que eles sejam cada vez mais unidos, mais capacitados e que busquem o melhor. 

No dia 15 de abril, Júnior Mendes, beauty artist da MAC Cosméticos, comandará uma palestra durante a Hair Brasil 2019 para falar sobre a “Make dos Sonhos”, como ele diz, a maquiagem para eternizar momentos. 

Mais informações e inscrições para a palestra do Junior Mendes na página do Congresso de Maquiagem.
 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha