Brasil, 02 de Maio de 2024
24 de março de 2003

Hair Brasil busca adesão de cabeleireiros, manicures e esteticista na prevenção do câncer de pele

Hair Brasil busca adesão de cabeleireiros, manicures e esteticista na prevenção do câncer de pele



Hair Brasil busca adesão de cabeleireiros, manicures
e esteticista na prevenção do câncer de pele



Um projeto inédito realizado numa feira de beleza, a HAIR BRASIL, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), abre espaço para difundir junto aos participantes do evento a prevenção de doenças da pele, com foco no câncer.

O projeto foi lançado ontem (23/03) durante o workshop Como o profissional da beleza pode multiplicar informações e atuar na prevenção do câncer de pele, realizado simultaneamente à feira, e direcionado a cabeleireiros, manicures e esteticistas. A idéia é preparar os profissionais de salões de beleza para atuarem na divulgação de medidas de prevenção às doenças de pele, capacitando-os, inclusive, para o encaminhamento de seus clientes aos cuidados de um especialista, quando identificarem sinais "suspeitos".

Participaram do lançamento do projeto o chefe da disciplina de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Gyorgy Böhm; a vice-presidente da Hair Brasil, Dra. Waleska Santos; o secretário-adjunto da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Oswaldo Tanara; a médica fisiatra e diretora da divisão de Telemedicina da USP, Profa. Dra. Linamara Battistella; o prof. Titular da UNISA e Dermatologista da Disciplina de Telemedicina da FMUSP, Dr. Jayme de Oliveira Filho; a coordenadora científica do 2º Congresso Internacional de Estética Aplicada, Maria de Fátima Lima Pereira; o presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia Carlos Trevisan; e o fisiatra Carlos Alexandrino de Britto Júnior. Participaram com demonstrações a esteticista Regina Choen e o cabeleireiro Charles Veyga. O coordenador da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Chao Lung Wen, participou através de teleconferência. A solenidade foi transmitida ao vivo, também por meio de teleconferência, para o Senac do Rio de Janeiro e para a Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

"Pretendemos fazer uma campanha sustentada e a única forma de prevenir com eficiência o câncer de pele é envolver a população em geral e aqueles profissionais que estão, por ofício, em contato visual direto e permanente com a pele de seus clientes", explica Gyorgy Böhm.

Após constituir uma base de informações junto a esse público, a próxima etapa da campanha será transformar os profissionais de beleza em Agentes Voluntários de Saúde, por meio de um programa educativo. Eles serão treinados a reconhecer as lesões potencialmente malignas e, assim, ter condições de aconselhar os clientes a procurar um dermatologista. Esta outra etapa, porém, necessita do envolvimento dos órgãos governamentais da saúde. "Nosso objetivo é fazer com que essa campanha de prevenção do câncer de pele tenha a mesma dimensão da campanha contra o câncer de mama", ressalta Böhm.

O lançamento do projeto na Hair Brasil resultou de uma parceria entre a coordenação do 2o Congresso Internacional de Estética Aplicada, que acontece simultâneo à feira, e a equipe da disciplina de Telemedicina da USP. Esta equipe é responsável pelo site www.saudetotal.com/prevencao, onde os usuários podem encontrar informações sobre o câncer de pele e dicas para identificar lesões suspeitas.

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha