Brasil, 04 de Maio de 2024
12 de setembro de 2003

Drenagem linfática ganha força como tratamento pós-operatório

Drenagem linfática ganha força como tratamento pós-operatório



Drenagem linfática ganha força
como tratamento pós-operatório

A realização de tratamentos estéticos para se recuperar de uma cirurgia plástica é uma necessidade que muita gente desconhece. A afirmação é do cirurgião plástico André Cervantes, presidente do Conselho Médico da Estética Onodera. De todos, o mais indicado é a drenagem linfática manual, técnica com diversas aplicações na medicina estética.

De acordo com Cervantes, após se submeter ao processo cirúrgico, o paciente sofre com a interrupção da rede linfática, podendo apresentar linfoedemas secundários causados pela ruptura de vasos venosos e linfáticos. Com movimentos suaves e rítmicos, a drenagem ajuda a eliminar o edema que se instala no pós-operatório, diminuindo a dor e o inchaço. Isso facilita o processo de cura exatamente por garantir maior concentração de oxigênio e nutrientes na área afetada

“A drenagem é fundamental na recuperação pós-operatória e eu sempre faço essa indicação para minhas pacientes. Ela traz benefícios porque ativa a circulação linfática e estimula a eliminação de líquidos e toxinas”, afirma o cirurgião plástico.

Cervantes explica que, ao contrário do que muita gente pensa, a drenagem não é apenas um procedimento estético. “Sua aplicação para fins terapêuticos vem sendo empregada em larga escala. É importante, por exemplo, no caso de pessoas que sofrem com problemas crônicos de retenção de líquidos ou problemas de circulação”.

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha