Brasil, 26 de Abril de 2024
02 de abril de 2019

Cortes programados com Rodrigo de La Lastra

Rodrigo de La Lastra

Em uma realidade onde o tempo é o bem mais valioso e escasso de todos, executar atividades com agilidade, rapidez e eficiência é o desejo e a necessidade da maioria dos profissionais da beleza. Conhecendo bem este contexto da atualidade, o cabeleireiro Rodrigo de La Lastra levará para a Hair Brasil 2019 um workshop de cortes programados, técnica de sua autoria.
 

“São executados com poucas tesouradas e sem angulação”
 

Com mais de duas décadas de trabalho -  quase o mesmo tempo de parceria com a Hair Brasil - Rodrigo tem uma respeitável carreira pelo mundo. Professor formado em Barcelona (Espanha), já trabalhou em grandes redes e participou de cursos em respeitáveis academias, como é o caso da inglesa Tony Guy, da americana Curtis e da espanhola Llongueras. Além disso, é proprietário do Salão de La Lastra, já ministrou mais de mil workshops dentro do Brasil e vendeu oito milhões de DVDs de ensino.


“E ainda quero ajudar muita gente. Estou longe do meu objetivo”
 

Conversamos com de La Lastra para saber mais sobre seus cortes programados conhecer mais sobre sua trajetória. 

Leia a seguir:

HB - Você falará sobre cortes programamos na Hair Brasil 2019. Pode nos adiantar alguma coisa?
Rodrigo de La Lastra –
Sim, ensinarei em meu workshop os cortes de cabelos executados em quatro ou cinco tesouradas, sem angulação, que são muito mais rápidos e ágeis. Além disso, eles facilitam muito a vida de quem está aprendendo, pois são poucos passos para decorar. Lembrar com facilidade o passo a passo é uma grande segurança para a execução em qualquer cliente. Entendo que as técnicas atualmente são bastante complexas e a ideia é tornar tudo mais fácil para o aluno. 

HB - Sobre agilidade e rapidez na execução. Qual é a importância disso no dia a dia e como atingir este patamar de trabalho?
Rodrigo de La Lastra –
Bem, eu vou ensinar uma outra técnica, que não leva em consideração o tempo de atuação na área para tal utilização. Costumo dizer que profissionais podem iniciar a carreira com esta técnica e depois passar para outras mais complexas com mais prática. Ou não, se manter com esta ao longo de toda a carreira. Na verdade, esta é uma técnica à parte, que abrange todas as outras existentes. 

HB - Quais são as maiores dificuldades que você encontra lidando com profissionais no momento da execução em cortes?
Rodrigo de La Lastra –
Em cursos com prática, a maior dificuldade que identifico é o vício. Explico: como a maioria dos alunos já é profissional, mesmo aprendendo uma nova técnica, ele acaba usando algo que já conhece e que já é de seu hábito. E isso não nos ajuda como professor, pois queremos ensinar novidades e atualização.

Rodrigo de La LastraHB - E qual dica de ouro daria para quem quer se tornar cada dia mais especialista nas tesouras?
Rodrigo de La Lastra –
Praticar! Sempre e muito! Pratique em casa, com amigos, em ações sociais. Tenha a prática sempre como foco! A segunda delas, que depende de tempo e prática, é dar aula. Comandando uma sala de aula você aprende muitas coisas, com muita gente. E isso é riquíssimo! Em aulas práticas, por exemplo, cada semana você tem uma nova modelo para cortar. Com cabelos diferentes, aspectos diferentes, etc. É valioso. Além disso, estudar sempre novas técnicas e também a concorrência!

HB - O que mais aprendeu vivendo neste universo da beleza?
Rodrigo de La Lastra –
Lidar com pessoas de forma justa e saber diferenciar quais comportamentos você deve ter com cada uma. Um aprendizado diário, um acerto e erro constante!

HB - Qual é o seu segredo do sucesso?
Rodrigo de La Lastra – Bem, depende muito de como cada um encara o sucesso. O que é sucesso para uns pode não ser para outros. Eu fiz 1.400 workshops no Brasil até hoje, vendi oito milhões de DVDs de ensino, viajei para 40 países e tenho uma situação financeira favorável, mas não sinto ainda que eu tenho sucesso. Eu ainda quero ajudar muita gente, fazer muitos projetos. Ainda estou longe do meu objetivo. Por isso, digo que cada um qualifica o sucesso de uma maneira!

HB - Na sua opinião, porque é importante buscar educação e atualização profissional em eventos como a Hair Brasil?
Rodrigo de La Lastra –
Cada um se motiva de uma maneira. Todas as vezes que se participa de uma feira como a Hair Brasil, com exposição, negócios, workshops e outras aulas, eu acredito que há motivação no evento como um todo. É um espaço para se fazer parcerias, conhecer gente diferente, ver o que está rolando no mundo. O ambiente é favorável para a motivação, por isso, eu acho importante participar destes momentos. Mas, isso depende de cada um. 


"A Hair Brasil já nasceu como uma empresa forte e estruturada"
 

HB - E, sobre a sua história com a Hair Brasil. Como ela foi traçada até aqui?
Rodrigo de La Lastra –
Todas as empresas são o perfil do seu líder. A Hair Brasil já nasceu como uma empresa forte e estruturada e pessoas como o gerente-geral, Antônio de Carvalho Junior, e toda a equipe incrível de atendimento da feira fazem a diferença no trato com palestrantes. Hoje, depois de tantos anos – já são quase 20 -, já estamos em um patamar de carinho e parceria e trabalhamos com muito conforto! É uma relação que vai muito além do comercial. 
 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha