Brasil, 06 de Agosto de 2021
08 de dezembro de 2015

A importância de ouvir o cliente

A importância de ouvir o cliente





A importância de ouvir o cliente

Por Luciana Rosa

Estamos aos poucos colocando algumas informações das técnicas de visagismo em prática no atendimento ao cliente e uma das posturas de atendimento ao cliente que facilita e agiliza o diagnóstico são duas perguntas simples, porém que trazem respostas surpreendentes.

Às vezes, somos tão rápidos no atendimento ao cliente, que esquecemos que antes de sugerirmos qualquer serviço é muito importante ouvirmos o nosso cliente. E é exatamente por isso que essas duas perguntas conseguem direcionar o diagnóstico para um caminho que sem dúvida encanta e por consequência natural fideliza o cliente.

São indagações que revelam a fase que a cliente está passando, sua personalidade, sua individualidade e o processo de mudança que deseja. E o mais mágico no mundo dos cabelos é esta possibilidade de transformação, de ousar e de buscar o novo.

A primeira pergunta: Como você está se sentindo agora quando olha para o espelho? Esta pergunta leva a cliente a fazer uma pausa, refletir para buscar informações internas de uma forma mais clara sobre si mesma e o que de fato sente e o que a incomoda. Como a pergunta esteja relacionada a cabelo, pode ter certeza que a resposta vem com informações importantíssimas sobre as técnicas que realmente precisamos trabalhar, seja no corte, na textura do fio, na cor, nas mechas, no comprimento, etc.

Já a segunda pergunta é: Como você quer se sentir? A cliente expressará quais as sensações que realmente quer ter após a mudança do look. A partir daí, fica muito mais fácil para nós profissionais trabalharmos dentro daquilo que ela veio buscar, e aí sim sugerimos serviços que se encaixem dentro dessa busca e o que o cabelo dela precisa de fato para ficar ainda melhor, a final tem tantos recursos dentro da nossa área.

Quanto mais à cliente se sentar na cadeira do profissional sabendo o que ela está sentindo e como ela quer se sentir, mais eficiente será o nosso trabalho, melhor será o resultado e mais satisfeita ela sairá do salão. Se ela não souber responder essas perguntas, está nos sinalizando que não está pronta para mudanças radicais, talvez seja melhor que a mudança seja feita com mais cautela ou de forma gradativa.

Parece simples, mas realmente esta postura de trabalho estabelece com a cliente uma relação de confiança, mostrando que ela está no lugar certo para cuidar de seus cabelos.

Luciana Rosa
Especializou-se em cursos na França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos e na Argentina. Diretora do salão LR Hair Stylist e da LR Academy, em São Paulo. Faz parte do seleto grupo da Intercoiffure, participando de eventos, catálogos e editoriais de moda. É convidada pelas conceituadas empresas do mercado para interpretar suas coleções de moda mundial.





 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha