22 de março de 2023

Universidade da Beleza será apresentada ao mercado na Hair Brasil 2023

Posicionado no segundo lugar entre os países que mais dedicam tempo aos cuidados com a beleza (GFK – Alemanha) e em o quarto no ranking mundial de consumo de cosméticos (Euromonitor), o Brasil traz excelentes oportunidades para quem trabalha com o mercado da beleza. Atualmente, mais de 1.3 milhões de profissionais atuam em diferentes segmentos, mas ainda há um gargalo importante a ser vencido para o desenvolvimento do setor: a falta de instituições voltadas à profissionalização e qualificação de cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, maquiadores, designers de sobrancelhas, esteticistas, entre outros.

Conhecendo esta realidade e completando 20 anos nesta semana, a Hair Brasil Feira + Fórum apresenta aos profissionais do Brasil duas instituições sólidas para a construção de um pilar educacional e atual para desenvolvimento de quem atua no setor e/ou  que ampliar seus conhecimentos na área, com a criação da Universidade da Beleza, projeto inovador desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e a Universidade Zumbi dos Palmares.

 “Este é um projeto que materializa o que a Hair Brasil sempre acreditou e construiu ao longo destas duas décadas de vida: buscar oportunidades e criar novas possibilidades de educação para os milhares de profissionais que entram neste mercado todos os anos. Esta é a força que precisamos para acelerar ainda mais o desenvolvimento do segmento da beleza no país”, afirma Antonio Carvalho Júnior, diretor da Hair Brasil.

A Universidade da Beleza

Um acordo de cooperação entre a Hair Brasil e as instituições Centro Universitário Ítalo-Brasileiro – com 74 anos de tradição e com mais de 40 polos no Brasil – e a Universidade Zumbi dos Palmares - única instituição de ensino superior voltada para a inclusão de pessoas negras no ensino superior da América Latina -  garantirá a realização de cursos de Ensino Superior (técnicos, profissionalizantes, bacharelados e MBA’s.) e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ao longo de todo o ano para os diversos públicos que atuam como profissionais da beleza.

Para Francisco Santos, empreendedor e fundador da Hair Brasil, este será um marco na história da feira e do fórum. “Esta é uma ação de importância extraordinária e grande relevância para o mercado da beleza. A cooperação entre o evento e duas instituições de indiscutível força no cenário paulista e nacional da educação nos oferece a possibilidade de conhecer as necessidades e demandas dos profissionais e usar este dado para o desenvolvimento de novas grades e cursos de excelência e qualidade”.

Reunindo em um mesmo espaço todas as novidades de negócios na área da beleza, a Hair Brasil acumula informações atualizadas sobre as tendências do mercado, além de novidades em produtos e serviços. E, segundo Walter Augusto Becker Pedrosovice-presidente do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, tudo isso converge para aplicações reais no aprendizado dos alunos na Universidade.

“Nossa expectativa é desenvolver e aprimorar nossas metodologias educacionais por meio de uma parceria entre o Centro Universitário Ítalo Brasileiro e a Hair Brasil. Buscamos novas ideias, produtos e técnicas inovadoras, e com isto melhorar ainda mais as qualidades de nossos cursos na área da beleza, aprimorar nossa metodologia de ensino e criar um programa de aprendizado personalizado especialmente pelas oportunidades de conhecimento geradas no Fórum Educacional da Hair Brasil. Vamos unir 74 anos de tradição no ensino superior e profissional, com a experiência profissional setorizada da feira”, explica.

Universidade da Beleza para todos

 Como todo país miscigenado, grande parte dos profissionais e trabalhadores negros brasileiros atuam na área da beleza, bem-estar estético e saúde estética, de acordo com afirmação do Sr. José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. E, segundo ele, esse nicho mercadológico ainda precisa de compreensão, pois é um público que consome muitos produtos e serviços e nem sempre é compreendido, bem tratado ou até contemplado.

 “Vamos trabalhar juntos na estruturação de um ambiente de formação na Universidade para as diversas segmentações da beleza e construir um hub para congregar o mundo dos cabeleireiros e da beleza, criando um ponto de facilitação, educação, relacionamento e informação. Posteriormente pretendemos também disponibilizar rodadas de negócios e comunicação com outros ambientes, inclusive de outros países africanos de língua portuguesa”, detalha.

Excelentes perspectivas

De acordo com as previsões do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, a Universidade da Beleza será essencial na geração de emprego e renda para os profissionais que estão e estarão dentro deste ecossistema, através do estímulo da força da beleza para uma consolidação de mercado, que resulta em ótimos negócios para todos: indústria, profissionais e clientes.

Para Antônio Carvalho Júnior, diretor da Hair Brasil, as perspectivas deste projeto são excelentes e é o resultado de um trabalho desenvolvido desde a primeira edição da Feira e do Fórum, com foco no desenvolvimento e aprimoramento profissional para todo o mercado de beleza nacional.

“Foi dentro da Hair Brasil que nasceram os primeiros Congressos Profissionais de Manicure, Maquiagem, Visagismo, Tricologia e Dermopigmentação do Brasil, já que desde o início apontamos a necessidade desta qualificação. Agora, com a criação da Universidade da Beleza poderemos oferecer educação de nível superior para estes profissionais que nos acompanharam em todo este caminho e também para os que estão chegando agora em busca do seu sonho.

A Universidade da Beleza será lançada no dia 25 de março de 2023 (sábado, primeiro dia da Hair Brasil), às 17h, em um evento exclusivo no Lounge da Administração, durante a 20ª Hair Brasil Feira+Fórum.