19 de agosto de 2019

Segredos para uma equipe de sucesso com resultados incríveis

Dra. Sheila Gonçalves

No começo deste ano, falei sobre como a liderança influencia no processo de começar e manter uma equipe de resultados.

Passados alguns meses, acredito ser importante dar dicas importantes e simplificadas para montar esse grupo colaborativo focado em conquistar resultados espetaculares. Por isso, selecionei sete dicas de ouro para tornar isso possível:

Dica 1: Recrutamento, seleção e integração

Recrutar envolve procurar no lugar certo e, dependendo do tipo de cargo, é possível utilizar sites especializados ou mesmo pessoas em formação nas universidades e cursos técnicos.

Selecionar envolve escolher a pessoa certa para o cargo certo. Minha sugestão é fazer uma descrição de cargo detalhada e destacar as competências técnicas e comportamentais importantes para a função e, durante a entrevista, fazer perguntas poderosas que façam a escolha ser mais certeira.

Integrar é demonstrar que existe interesse genuíno pela pessoa e o reforço da escolha certa feita num recrutamento perfeito e uma seleção estratégica.

Dica 2: Acompanhamento

Acompanhar neste processo é treinar e estar ao lado da pessoa. Esse processo de proximidade vai gerar credibilidade e confiança, um dos mais poderosos estados psicológicos que mobiliza uma pessoa a ser comprometida. Estudos indicam que a confiança é a base de um excelente clima organizacional e um ambiente favorável para desenvolver pessoas comprometidas e engajadas.

Dica 3: Feedback

Feedback significa comentar, dar resposta ou mesmo alimentar. É uma forma poderosa de se comunicar com alinhamento contínuo. Ele deve ser construído por meio de uma conversa franca, direcionada e objetiva. Minha dica é a prática do Feedback Sanduíche, uma técnica maravilhosa para atingir excelentes resultados.

Ele é inspirado na construção de um sanduiche (pão, recheio e pão).

Na primeira etapa - o “Pão” - destacamos os pontos positivos e atitudes que ajudem o crescimento da empresa; o segundo passo é o “Recheio”, onde apresentamos os pontos a serem melhorados, sempre com foco no comportamento profissional e nunca na pessoa. E finalizamos novamente com o “Pão” e nessa etapa fortalecemos as qualidades e os talentos do colaborador que podem ajuda-lo a se desenvolver ainda mais, fechando o momento com um toque positivo e inspirador.

Dica 4: Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é um dos maiores desafios de um negócio. Esse item envolve responsabilidade social, lealdade e uma visão do colaborador de trabalhar como um membro de um grupo que se dedica e faz sua parte para o sucesso da equipe.

Saber trabalhar em conjunto é uma habilidade essencial, ter consciência da contribuição dos outros e colher os benefícios da sinergia é o que traz a diferença nos resultados. Essa responsabilidade está nas mãos do líder que precisa encontrar formas de potencializar as forças individuais além de coordenar e alinhar criando equipes mais fortes e preparadas.

Você quer construir uma equipe poderosa? Então coloque essas dicas práticas no seu negócio! Na próxima coluna trarei as outras dicas.

Até lá!

Sheila Gonçalves é farmacêutica especializada em democosméticos profissionais, sócia-diretora da Medicatriz Dermocosméticos, Personal Coaching, Practitioner em PNL, Consteladora Familiar e pós-graduanda em Psicologia Positiva, Desenvolvimento Humano.