24 de setembro de 2018

Robson Trindade conta sobre sua bem-sucedida trajetória na educação

Hair Brasil - Robson Trindade

 

Sua trajetória no mercado de beleza já soma mais de 40 anos. Neste período, o cabeleireiro, visagista e educador Robson Trindade se tornou um dos profissionais mais reconhecidos do mercado brasileiro. 

Seu nome é referência em todos os setores por onde passou. Seus conhecimentos e técnicas como cabeleireiro e visagista lhe tornaram conhecido como “Rei do Cachos”. Em um cenário onde as madeixas lisas eram o desejo da maioria, ele defendeu os cabelos naturais e se especializou em realçar a beleza das mulheres crespas e cacheadas. Sucesso!

Mas, foi para o ramo da educação que Robson Trindade trouxe revoluções ainda maiores e altamente significativas para o cenário profissional do mercado nacional. Sua ousadia em propor e aceitar desafios com o foco sempre voltado para inovação, aperfeiçoamento, qualificação e profissionalização lhe conferiu o título de pioneiro no visagismo acadêmico no Brasil. 

“A verdade é que o visagismo era só uma vivência e necessitava de fundamentação”

Também, pudera! São 11 anos da vida profissional dedicados à educação, mais precisamente, ao ensino do visagismo. Ele foi o responsável pela implantação e desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação, além de um MBA – seu último projeto que já está em andamento. 

Mas, Robson também é um aluno aplicadíssimo. Tem seis formações – graduação em administração, bacharelado em ciências jurídicas, pós-graduação em marketing, MBA em negócios da moda e mestrado em Tecnologias da Inteligência – e já publicou 13 livros, sendo cinco de visagismo, sete com foco em tecnologia e um para donos de salão. 

“Percebi uma necessidade importante de colocar a educação no topo das minhas prioridades”

Ele não para! Mas, encontrou um tempinho em sua agenda para conversar com a gente sobre sua história, planos para o futuro e a real importância da educação para o mercado de beleza no Brasil.

 

Hair Brasil - Robson TrindadeHB - A educação e os estudos sempre estiveram presentes na sua vida. Quando e como você entendeu essa importância?
Robson Trindade -
Sim, a educação e a necessidade dos estudos sempre fizeram parte da minha vida profissional. Meu pai é um farmacêutico sírio e minha mãe uma cabeleireira baiana, filha de intelectual. Eles sempre pronunciavam as palavras como fossem discursos. E neste mercado onde trabalhamos é fácil notar a fragilidade das pessoas quando conversam entre si e, principalmente, quando se dirigem às clientes. Foi assim que percebi uma necessidade importante de colocar a educação no topo das minhas prioridades.
 
HB - Você tem seis formações. Como elas foram escolhidas?
Robson Trindade –
Sempre ouvi minha mãe dizer que para ter um negócio seria necessário conhecer a administração, minha primeira formação. O marketing trata de uma arte, a de vender, e entendi que seria importante aprender como fazer. Já o direito está totalmente ligado a contratos, seja na contratação de pessoas e serviços ou para firmar novos negócios. Conhecer os limites dos direitos e deveres é um requisito fundamental para quem entra na vida dos negócios. Depois surgiram as tecnologias e nada mais justo do que seguir o novo mundo. Sempre tudo muito bem focado no mundo da beleza, em suas imagens, necessidades e permissões. 

HB - Você é conhecido por ser pioneiro no visagismo acadêmico. Como começou esta trajetória?
Robson Trindade
-  Foi no ano de 1994. Conheci o visagismo estudando com o francês Claude Juillard, no Jacques Janine, onde eu trabalhava à época. Este universo me encantou. Em 2008 fui trabalhar na primeira graduação da área, que implantamos na Universidade Anhembi Morumbi. Seis anos e meio depois, incluímos um curso de Pós-Graduação na mesma instituição. Em seguida, criamos um produto corporativo na Universidade Estácio de Sá, o MBA em Visagismo, que hoje também está implantado na Universidade Fappes. A verdade é que o Visagismo era só uma vivência e necessitava de fundamentação. Este foi o impulso que demos nas universidades por todo Brasil e também no exterior, nas Universidades do Porto e Coimbra, em Portugal.

“Nossa missão é juntar o máximo de pessoas possível para o crescimento da educação empreendedora no mercado brasileiro e internacional”

Hair Brasil - Robson TrindadeHB - E quais evoluções você enxerga no mercado após a introdução do visagismo nas salas de aula? 
Robson Trindade -
Bem, o visagismo se estruturou em ciência e assumiu seus reais conceitos. Ele migra para odontologia, dermatologia, moda, consultoria de imagem, fotografia, teatro, cinema e televisão. Nas instituições de ensino do Brasil passou a ser disciplina fundamental em todas as faculdades da área da saúde. Nós unimos a cabeça e o corpo, moda e beleza. E isso foi separado durante anos, o que não faz o menor sentido.

HB - Atualmente você é coordenador de MBA na área do visagismo. Pode nos contar mais sobre os desafios deste projeto? 
Robson Trindade -
Coordenar um curso é uma responsabilidade enorme, pois é preciso contar com um belo time de professores: Pós-Docs, Doutores, Mestres e especialistas, todos renomados e reconhecidos e com muita experiência de mercado. Além disso, outro grande desafio é elaborar uma grade consistente que garanta o processo de aprendizagem evolutivo e dinâmico aos novos profissionais que cuidarão do mercado de saúde e beleza. Nossa missão é juntar o máximo de pessoas possível para o crescimento da educação empreendedora no mercado brasileiro e internacional.

“A Hair Brasil vem acompanhando e ditando o ritmo da educação no mercado da beleza”

 

HB - Vamos falar um pouco dos seus livros. Quantos são no total?Hair Brasil - Robson Trindade
Robson Trindade – Vamos sim. São cinco livros de Visagismo: Visagismo na Prática, que está publicado em português, inglês e mandarim; Conceitos do Belo que Influenciam o Visagismo; Bases Históricas do Visagismo; Reconhecimento Facial e Micro Expressões; e o recém-lançado Visagismo Acadêmico. Além disso, tenho também títulos com foco em tecnologia, como é o caso de Marketing Online para Gestores de Beleza Offline.

 

 

HB - É uma trajetória completa na área da educação. Algum novo plano ou projeto já em vista?
Robson Trindade –
Sim, nós não paramos nunca! Temos um projeto itinerante que vai rodar o Brasil todo passando com o Visagismo por diversas áreas: óculos, moda, acessórios, produtos, make-up, terapia capilar, estética facial, entre outras coisas. Uma unidade móvel com alguns patrocinadores em potencial. As aulas e o atendimento não terão custos para a população, serão totalmente gratuitos. É algo grande e muito interessante, aguardem!

HB - Sobre suas participações na Hair Brasil. Como você enxerga a importância do trabalho de educação, do qual você faz parte, dentro da feira?
Robson Trindade
- A Hair Brasil vem acompanhando e ditando o ritmo da educação no mercado e faz isso incentivando salas de aulas, workshops, oficinas, congressos, pós-congressos, fóruns, simpósios e colóquios, entre tantas outras atividades relacionadas a educação e ao crescimento dos profissionais. Venho gritando aos quatro cantos que este é o caminho, mas os profissionais demoram a compreender. A maioria aprendeu olhando, copiando e repetindo, mas agora precisam pensar, entender e refletir a respeito dos conteúdos. É um caminho, mas eu tenho certeza que tudo vai dar certo!

“Trata-se de uma feira profissional, que oferece educação continuada com os mais badalados nomes dos mercados”

HB - O lado educacional da Hair Brasil é muito forte e um DNA da feira, como você acha que isso impacta o setor de beleza?
Robson Trindade –
 Trata-se de uma feira profissional e não uma feira de varejo e preços baixos! Até isso, por vezes, é difícil explicar para as pessoas. É um evento realmente de elite, onde é possível buscar tendências, lançamentos e novos conceitos que farão a cabeça das pessoas nos meses seguintes, nas próximas estações. Neste evento há educação continuada com os melhores e mais badalados nomes dos mercados em geral: moda, beleza e saúde. 
 
HB - Para finalizar, o que o público da Hair Brasil 2019 pode esperar de Robson Trindade? Algum plano que já possa nos contar?
Robson Trindade
- Vamos trazer temas e experiências vividas por pessoas do setor artístico televisivo e acadêmico educacional. Vamos apresentar games humanizados com visagistas jovens, de sucesso, muito diferenciados e de setores diversificados. Tudo com a intensão de mostrar como o mundo pode evoluir ainda mais e quanto os cabeleireiros podem acreditar nas tecnologias como aliadas de novos serviços para atender as necessidades das clientes que frequentam os salões no século XXI.