26 de novembro de 2018

Richard Klevenhusen e a necessidade de falar sobre Gestão e Inovação

12º edição do Seminário de Gestão

A 12ª edição do Seminário de Gestão e Inovação para pequenos e médios negócios de beleza terá espaço na Hair Brasil 2019. O evento educacional, que é de extrema importância para empresários do setor, tem chamado cada vez mais a atenção dos visitantes da feira que buscam conhecimento sobre gerenciamento e administração de seus negócios. 

Coordenado pelo administrador de empresas Richard Klevenhusen, este seminário nasceu com o principal objetivo de levar informações específicas para que empresários tenham a possibilidade de conhecer as práticas possíveis e necessárias para gerir um negócio próprio, passando também pelo importante leque de inovação e tecnologias.

Com uma carreira extensa que inclui uma trajetória de 25 anos na indústria cosmética, a construção de dois salões de beleza onde gerenciou 110 funcionários, a participação na sanção da Lei Salão Parceiro e publicação das Normas Técnicas para Salões de Beleza, Klevenhusen – que atualmente é conselheiro da Associação Brasileira dos Salões de Beleza e sócio do Grupo Paradiso - foi a escolha da Hair Brasil para estar à frente da organização de seu Seminário de Gestão e Inovação como coordenador convidado. 
 

“A Hair Brasil contribui muito na propagação de informações relevantes e conhecimento necessário”
 

Richard KlevenhusenConversamos com Richard para saber a importância de se falar sobre estes temas para profissionais do setor de beleza. Acompanhe:

HB - Como você enxerga a importância de abordar os temas de Gestão e Inovação na Hair Brasil?
Richard Klevenhusen –
Essencial! É realmente fundamental abordar este tema em uma feira da magnitude da Hair Brasil, onde circulam milhares de pessoas que fazem girar o ecossistema da beleza. Os players do mercado, ou seja, a indústria de cosméticos, os donos de salões e todos os profissionais precisam conhecer, discutir e aprender sobre gestão. Muito se vê a história de cabeleireiros que deram certo e começaram a crescer até se tornarem empresários. Mas, eles são artistas, nunca sonharam em mexer com números, leis e contador. Por isso, ter um evento voltado a este nicho de educação é de suma importância. Na Hair Brasil conheci pessoas que tinham um negócio próprio como sonho e depois de participar do Seminário de Gestão e Inovação tomaram a decisão de seguir em frente.

HB -  Já são 12 anos de evento, como tem sido a aceitação do público ano a ano?
Richard Klevenhusen
– Nos últimos anos, o acesso à informação tem se ampliado cada vez mais. Mas, o público ainda precisa e busca capacitação e a Hair Brasil contribui muito neste sentido de propagação de informações relevantes e conhecimento necessário. A dedicação na busca de novidades e atualizações nos traz crescimentos todos os anos. No Seminário de Gestão e Inovação mostramos e provamos a real importância de se entender que não basta ser um bom artista, é realmente fundamental conhecer e entender sobre dinheiro que entra e dinheiro que sai para alcançar o sucesso profissional.
 

“Temos grandes expectativas de que em 2019 teremos um evento lotado”


HB -  Quais foram os destaques do evento de 2018?
Richard Klevenhusen
- Sem dúvida a divulgação e aprofundamento na lei do salão parceiro. Com sua entrada em vigor no ano de 2017, tudo ficou regulamentado e isso trouxe um impacto direto na gestão de negócios ligados ao mundo da beleza, pois fomenta novos postos, novos empreendimentos e até a chegada de redes internacionais. A Hair Brasil foi um espaço aberto e fundamental para a propagação desta informação e a responsável por oferecer uma grande possibilidade de compreensão aos profissionais do setor.
 
HB -  E o que está sendo preparado para 2019?
Richard Klevenhusen -
Muita coisa, mas destaco o balanço que faremos sobre como estamos com esta lei, que é de real importância para todos que trabalham no setor de beleza. Além disso, falaremos também sobre inovação, que é algo fundamental na era digital e apresentaremos novas ferramentas e tecnologias aos profissionais e donos de salões. Temos grandes expectativas de que será um evento lotado!
 

“Um melhor cenário econômico traz impactos diretos ao mercado de beleza”


HB - Para 2019, a expectativa é que o cenário econômico do Brasil melhore. Com isso, você acha que saber gerir um negócio dá mais chances a um empresário ser bem-sucedido?
Richard Klevenhusen –
Com certeza. E isso porque o público passará a gastar muito mais consigo e isso reflete, sem dúvidas, nos salões de beleza. Atualmente, a recessão significa que as pessoas guardaram o dinheiro que têm para quitar as dívidas e com o reaquecimento da economia a pisada no freio com gastos vai ficando mais leve. Um dado interessante que sempre cito foi conseguido na UPP da Rocinha que mostrou que este cenário do Rio de Janeiro contava com 304 pontos de beleza. Em pesquisa realizada com mulheres, ficou comprovado que beleza é o segundo item na lista feminina de consumo, ficando atrás apenas de alimentos. Não tem, portanto, como ter dúvidas que uma economia que gira melhor traz impactos diretos ao mercado de beleza.

HB -  A Hair Brasil tem uma preocupação muito grande com o viés educacional. Como você enxerga isso para o mercado de beleza nacional?
Richard Klevenhusen –
Como prestador de serviços, o setor de beleza deve ter a educação e a capacitação como primeira prioridade. A indústria de cosméticos é uma máquina de lançamentos e os profissionais estão “condenados” a buscarem sempre a atualização. A beleza é uma arte e envolve muitas questões como produtos, tendências e novidades, por isso, estar na Hair Brasil tem que fazer parte do calendário de todos os profissionais do setor, pois deixar de ir significa estar desatualizado. Fazendo parte deste universo, só posso parabenizar a organização da feira por fomentar a educação e sobretudo incentivar um tema de tamanha importância que é Gestão e Inovação nos Negócios. 

Mais informações sobre valores e palestras do 12º Seminário de Gestão e Inovação, que acontecerá durante a Hair Brasil - no dia 16 de abril de 2019 – podem ser acessadas neste link