17 de dezembro de 2018

Paulo Cordeiro fala sobre parceria inédita com a Hair Brasil

Paulo Cordeiro - Congresso de Mauiagem - Hair Brasil

Décadas de história. Esta é uma boa forma de começar a falar da relação entre Paulo Cordeiro - atual presidente da Intercoiffure Brasil e vice-presidente da Intercoiffure América Latina - e a Hair Brasil.

Durante nove anos, Paulo foi o coordenador de eventos da feira, sendo responsável pelo planejamento, organização e realização de toda a programação dos workshops e demais eventos. Foi com ele que se idealizou e realizou a primeira edição do Congresso de Manicures no Brasil.

Profissional extremamente respeitado, reconhecido e premiado na área de beleza pelos inúmeros eventos que organiza há mais de 30 no mercado, Cordeiro foi o principal responsável pela criação da Interbeauté, um braço da Intercoiffure que valoriza a arte dos profissionais da maquiagem.
 

“O trabalho dos maquiadores é imprescindível e precisava ser valorizado” 
 

Com propósitos e filosofias alinhadas, a Hair Brasil e a Intercoiffure Interbeauté se unem em uma parceria inédita para a organização do Congresso de Maquiagem, que terá espaço dentro da 18ª edição da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética.

Conversamos com Paulo Cordeiro para saber sua visão e opinião sobre o mercado de maquiagem no Brasil e conhecer os preparativos e expectativas para o Congresso de Maquiagem da Hair Brasil. 
 

“Ressalto a importância da boa formação profissional. O caminho sempre é a educação”
 

Veja a seguir:

Paulo CordeiroHB - A Intercoiffure Intebeauté nasceu com o propósito de aproximar profissionais visando estabelecer posturas e valores éticos, além de alcançar educação e qualificação profissionais de alto nível, certo? 
Paulo Cordeiro –
Sim, a Interbeauté é um “braço” da Intercoiffure – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros – cuja filosofia e valores são baseados na ética, nos valores morais, no respeito e valorização da arte dos profissionais de beleza. A criação da Interbeauté veio complementar a Intercoiffure, pois, o trabalho dos maquiadores é imprescindível e precisava ser valorizado. 

HB - Como isso foi pensado e estruturado? 
Paulo Cordeiro –
O projeto da criação da Interbeauté foi desenvolvido por nós aqui no Brasil e apresentado ao presidente mundial, que aprovou imediatamente a implantação - a princípio com exclusividade para a seção brasileira da Intercoiffure. Foi criado então um comitê de trabalho e iniciamos com ações de divulgação, adesão dos primeiros membros e lançamento de uma programação de laboratórios, pesquisas e workshops exclusivas para os membros da Interbeauté.

HB - E os resultados colhidos nestes primeiros anos?
Paulo Cordeiro
- Os resultados têm sido muito positivos. Os trabalhos da Interbeauté têm sido publicados nas principais revistas nacionais do trade e também nas internacionais, além de sites importantes de beleza. Os membros têm tido oportunidades de aperfeiçoamento e projeção de seus trabalhos em nível internacional.
 

“O mercado cresceu bastante e abriu-se um leque de opções de trabalho para os profissionais do setor”
 

HB - A criação da Intercoiffure Interbeauté foi um marco no mercado da maquiagem. Como você enxerga o caminho trilhado pelo setor no Brasil até aqui?
Paulo Cordeiro
- Acredito que houve uma grande evolução, não só pelo desenvolvimento técnico dos maquiadores, mas também devido ao constante lançamento de produtos inovadores e de ponta pela indústria cosmética. O mercado de maquiagem cresceu bastante e com isso abriu-se um leque de opções de trabalho para os profissionais deste setor. Hoje, eles não estão apenas nos salões de beleza, mas são indispensáveis nas produções de moda, propaganda, cinema e TV, onde as caracterizações ganham cada vez mais espaço. 




HB - E as redes sociais? Há uma influência direta no setor?
Paulo Cordeiro -
Não podemos negar a força das blogueiras. Elas movimentam bastante as redes sociais com vídeos sobre maquiagem, o que traz ao setor uma certa preocupação, porque nem sempre essas influencers têm conhecimentos técnicos sobre o assunto, o que gera informações equivocadas. Aí ressalto a importância da boa formação profissional. 

HB - Bem, a Hair Brasil é uma feira que leva a educação e a qualificação profissional muito a sério. Com isso, como você vê a importância do evento para o setor?
Paulo Cordeiro -
Eu trabalhei durante mais de 20 anos no SENAC e sou um apaixonado por educação. Tive a oportunidade de levar esse novo conceito para a Hair Brasil, onde trabalhei por 10 anos, desde sua implantação. O caminho sempre é a educação.
 

“Estamos montando uma programação muito especial para que os participantes possam aproveitar ao máximo ensinamentos e experiências”
 

Paulo Cordeiro - Parceria com Hair BrasilHB - A parceria da feira com a Interbeauté para o Congresso de Maquiagem também comprova esta valorização do pilar educacional da feira. Como, juntas, as duas organizações buscam melhorar o segmento de maquiagem?
Paulo Cordeiro
- Essa parceria começa a partir de 2019 e com certeza vai trazer ótimos frutos para o setor. Estamos montando uma programação muito especial para o Congresso, que prioriza o educacional, para que os participantes possam aproveitar ao máximo os ensinamentos e experiências dos grandes nomes que se apresentarão. 

HB - Para o ano de 2019, o que podemos esperar?
Paulo Cordeiro
- Esperamos um ano bem movimentado, com a economia aquecida para que nosso setor também se restabeleça do período difícil enfrentado nos últimos tempos. Já temos a programação do primeiro semestre pronta para os nossos membros, com muitos eventos, tanto educacionais como artísticos, lançamento de coleção, participação em eventos internacionais, etc.

HB - Alguma novidade que já pode ser adiantada?
Paulo Cordeiro
- Em relação ao Congresso de Maquiagem na Hair Brasil, em breve a programação será divulgada no site da feira, já temos a confirmação de grandes nomes do setor. Temos uma alta expectativa que será um grande sucesso.