12 de maio de 2015

Loiros da Moda: Loiros saudáveis!

Loiros da Moda: Loiros saudáveis!





Loiros da Moda: Loiros saudáveis!

Por Cris Dios

O processo de clareamento consiste em usar produtos alcalinos (pH maior q 7,5 a 14) que dilatam a cutícula dos fios, “quebrando” os pigmentos e clareando os cabelos. Esse processo promove a perda da hidratação natural e massa capilar essencial para a vitalidade dos fios.

Isso se agrava ainda mais quando fazemos o que chamamos de “sobreposição química”, ou seja, quando não submetemos ao processo apenas o cabelo natural, a raiz crescida e virgem, mas também a área já afetada por químicas anteriores.

Sabe quando olhamos os fios loiros e achamos que está apagado e precisa clarear? Esse é o grande pecado!  Muitas vezes, esta apagado por ter sofrido a ação do produto clareador por várias vezes. Assim, o cabelo não aguenta e quebra. Outras vezes, pode ocorrer apenas um desbotamento do tonalizante utilizado para neutralizar a cor indesejada (amarelos alaranjados). Mas a quebra do fio é mais comum. Como evitar isso?

Para ter loiros saudáveis precisamos cuidar dos fios antes e depois do clareamento. Esse é o segredo! O melhor trabalho é preparar os fios para o clareamento. Para um bom resultado, uma semana antes, ou no próprio dia, fazemos um tratamento que reponha aminoácidos que protegem e devolvem massa capilar aos cabelos, prevenindo a perda de estrutura e a quebra. No processo de clareamento, usamos uma ferramenta para fazer mechas que substitui de forma prática e sustentável o papel alumínio: a Roll  Meches Collors. Nesse processo, utilizamos menos química para os fios e para o meio ambiente.

O pós-clareamento também exige cuidados. Pela própria perda do pigmento natural devido ao clareamento, os loiros são ainda mais degradados pelo sol. Oxidação da cor, porosidade e ressecamento são comuns. Proteja o cabelos do sol usando filtro solar, nutrientes nos fios, e na praia ou outros locais abertos também vale usar boné ou chapéu.

Outras dicas para ter loiros saudáveis nesse verão:

- Faça reposição de aminoácidos e proteínas nos fios a cada 15 dias.
- Use produtos adequados ao seu tipo de cabelo.
- Procure processos menos agressivos.
- Evite  sobrepor processos de clareamento e tonalização.
- Evite uso excessivo de babyliss e chapinhas. O ideal é recorrer a eles, no máximo, uma vez por semana.
- Na praia, sempre que entrar no mar e piscina, enxágue os fios com água doce e, se possível, mineral.
- Proteja o cabelo do sol e do vento com chapéu ou boné.
- Use uma máscara nutritiva em todas as lavagens na praia.

Não pode faltar no nécessaire de verão:
- Protetor solar para cabelo
- Nutriente Hair Laces
- Soro Laces
- Argain oil da linha Cris Dios Organics
- Máscara reconstrutora da Cris Dios Organics
- Condicionador rico em aminoácidos.

 

Cris Dios Cechetto
Cosmetóloga de formação, hair especialista há 25 anos, abriu o primeiro Spa de cabelos do Brasil, o Laces anda Hair e fez uma linha capilar de cuidados para os cabelos que leva seu nome.