04 de fevereiro de 2019

Gil Prando ministra workshop inédito na Hair Brasil 2019

Gil Prando


Com mais de 30 anos de experiência no mundo dos cabelos, Gil Prando – que é cabeleireiro no LabDudaMolinos, especialista em perucas e apliques e colunista deste site – levará para a Hair Brasil 2019 um evento inédito: o workshop “Renove seus conhecimentos técnicos trabalhando com perucas e apliques”, que acontecerá na segunda-feira, dia 15 de abril.


“Mudanças não param onde a busca pela perfeição é incansável”
 

Cada dia mais em alta, próteses e apliques têm a possibilidade de melhorar a estética capilar de toda e qualquer pessoa. Com tecnologias e técnicas cada vez mais avançadas, elas criam diversas possibilidades para a criação de novos visuais, sem parecer que não sejam os fios naturais. 

E isso atrai – e muito - os olhares de homens e mulheres que sofrem com quedas ou problemas severos nas madeixas ou daqueles que simplesmente desejam uma mudança no visual. Por isso, trata-se de um nicho de mercado interessante para profissionais cabeleireiros.


“O futuro vem para todos e a educação vai mostrar como cumprir o dever”
 

Mas, a experiência e o dom de Gil vão além do profissional, também são sociais! Ele é integrante do time da ONG Rapunzel Solidária, que corta cabelos de voluntários nas ruas para confeccionar e doar perucas a mulheres que estão passando pela quimioterapia no tratamento contra o câncer. E a importância  da ação social para captação do cabelo pelo profissional também será tema de seu workshop.

Conversamos com Prando para saber mais sobre o que está preparando para apresentar na Hair Brasil 2019 e conhecer melhor seu trabalho social.

Acompanhe:

HB – Vamos começar falando de novidades! Você terá um workshop na Hair Brasil 2019. Pode nos contar um pouco sobre ele?
Gil PrandoGil Prando –
Sim e é um evento inédito na feira! Vou abordar o corte de cabelos em próteses capilares de todos os tipos: perucas, apliques e afins. Além disso, vou mostrar ao vivo a confecção destas perucas e apliques, itens essenciais para embelezar homens e mulheres.

HB - Os cabelos são parte essencial do estilo de uma pessoa. Como o trabalho com perucas e apliques te fez enxergar e sentir esta realidade?
Gil Prando -  
Sou cabeleireiro há 30 anos e pós-graduado em tricologia. Ao longo de toda a minha trajetória, percebo que as pessoas estão com menos cabelos e/ou fios mais finos. Isso é causado, muitas vezes, pelo estresse ou fatores genéticos e mecânicos. Isso sem contar as escovas ácidas como progressivas e as descolorações em último grau que também trouxeram problemas sérios aos folículos pilosos, bem com desgastes na haste capilar. Neste contexto, para resgatar a autoestima e valorizar a imagem, as próteses (com alongamentos, apliques, enchimentos e outros) se tornaram soluções muito procuradas.

HB - Sobre o mercado de perucas e apliques, enxerga muitas oportunidades?
Gil Prando -
Este mercado já é crescente há algum tempo, pois cabelos artificiais ou naturais sempre foram utilizados para alongar ou criar um personagem. É um acessório indispensável na criação de um ‘modelito’.


“Direcionar profissionais para fazerem a diferença é fundamental”
 

HB - Você fala sobre renovação de conhecimentos técnicos. Nos últimos anos, houve muitas mudanças e avanços no universo das próteses? 
Gil Prando
- Mudanças não param no mundo da moda em geral, onde a busca pela perfeição é incansável. Sobre as próteses naturais, o que posso dizer é que estão quase perfeitas e os fios naturais que as compõem são a junção de várias mechas parecidas, nunca de uma única pessoa. Já as artificiais estão prontas no mercado e é quase impossível não achar que se trata de um cabelo 100% natural, inclusive por isso se chamam 100%. 

HB – E os apliques?
Gil Prando - ApliquesGil Prando –
Bem, garanto que eles vieram para ficar e as cores (azul, rosa, roxo, verde, etc.) não sairão mais da moda. Isso porque cor é energia e o mundo precisa de cor. Para aplicação, para não desgastar a fibra capilar com descoloração, utilizamos cola ou costura para as mechas coloridas. Assim, é possível mudar a cor sempre que desejar.  

HB - O lado educacional é muito forte na Hair Brasil. Como você enxerga este valor para profissionais e mercado?
Gil Prando -
Direcionar os profissionais da área de beleza para fazerem a diferença é fundamental. O futuro vem para cada um de nós e só a educação vai mostrar como cumprir o dever com dedicação. No meu segmento, por exemplo, compreender diferentes texturas para entregar um corte cada vez mais natural às próteses é essencial. Isso sem falar do cuidado, que todo é pouco, uma vez que o custo deste cabelo é bastante alto, girando em torno de R$ 2 a R$ 7 mil. Conhecer e estudar para colocar em prática é o único caminho das melhoras constantes de performance. 

HB - Você tem um trabalho social com a ONG Rapunzel Solidária. Pode nos falar um pouco sobre ele?
Gil Prando –
Claro, com muito prazer! Iniciei este trabalho com um corte solidário no meio da Av. Paulista, em São Paulo. Achei maravilhoso e foi – sem qualquer força de expressão - um sonho realizado, pois sempre quis cortar cabelos de pessoas desempregadas e com pouco recurso financeiro na rua, mas a legislação não permitia. A partir de então aceitei todos os convites da ONG e cortei madeixas nos Parques Ibirapuera e Vila Lobos, na USP, PUC, Mackenzie e várias outros locais como uma cidade do interior paulista, onde oferecemos as perucas para o Hospital que atende doentes da região de Jaú.

HB – E ele te trouxe alguma visão e/ou lição nova sobre a vida?
Gil Prando -
Sim, sem nenhuma dúvida! No início o ego vinha na frente, inclusive indico o livro "O ego é seu inimigo", de Ryan Holiday. Mas, ao conhecer crianças, mulheres e homens que, num país onde se cultiva os cabelões, doavam os seus fios sem nenhum apego, me emocionei muito. 

HB – E no fim, estes cabelos se transformam em perucas, que são doadas para mulheres que passam por uma quimioterapia, certo?
Gil Prando
– Isso, e o coração também precisa se segurar quando essas mulheres recebem as perucas, sempre com muita expectativa. O momento da troca do lenço pela peruca me inspira para um corte lindo. No final, quando o lenço vai para o pescoço e o sorriso largo está pronto para as fotos, tudo vale a pena. Sinto em cada evento que podemos amenizar a dor e trazer esperança e beleza para tantas pessoas. Em nenhuma escola, conheci tamanha variedades de texturas e curvaturas de cabelos e nem pude fazer cortes incríveis, treinando minhas habilidades e fazendo muitas pessoas felizes com este oficio, que é sagrado. Minha frase para a vida hoje é uma de René Lacoste: "Quanto mais eu treino, mais sorte tenho".  

 

Gil Prando