05 de novembro de 2018

Eron Araújo: 30 anos de carreira e a mesma vontade de aprender mais

Eron Araújo

Um aprendiz incansável! Assim se mostra Eron Araújo, o cabeleireiro que conquistou o coração de famosas como Zizi Possi, Rafaela Mandelli, Marina Mantega e a digital influencer Niina – do Niina Secrets -, ao comemorar 30 anos de carreira. 

Sua trajetória no mundo da beleza é de encher os olhos de qualquer um e mostra que aprender mais sempre foi o seu foco. Sua paixão por cabelos começou bem cedo, aos 12 anos, e desde então sua busca constante por ser melhor o fez chegar aos lugares mais altos. 
 

“Sempre tive um olhar muito apurado para o belo e tenho muito orgulho do meu dom”
 

Estudou em institutos internacionais renomadíssimos: Tony&Guy e Vidal Sassoon, na Inglaterra. No Brasil, trabalhou nos salões mais badalados de São Paulo, dentro os quais estão MG Hair, Studio W, Marcos Proença e C. Kamura. Celso, inclusive, foi quem o levou para o mundo editorial, onde ele deslanchou fazendo incríveis trabalhos para as revistas.

Neste período, o incessante desejo de aprender com outras pessoas e o seu inquestionável talento fez com que Eron estabelecesse ótimos contatos e relacionamentos. A partir daí se estabeleceu como “cabeleireiro das celebridades”, mantendo sempre os pés no chão, cabeça no lugar e humildade no coração.
 

“Sou muito grato ao mercado editorial, uma das peças fundamentais em minha trajetória”


Eron Araújo - Kasa

Prestes a completar três décadas de trabalho no mundo da beleza, o hairstylist anunciou a abertura de um novo salão em São Paulo, que leva seu nome e foi construído com o real desejo de Eron em oferecer um espaço em que seus clientes possam realmente se sentir em casa. O principal diferencial do espaço é o atendimento personalizado e exclusivo.

Conversamos com Eron Araújo para saber mais sobre sentimentos e sensações ao comemorar 30 anos de uma carreira bem-sucedida no mercado da beleza. Ele nos contou sua história de vida, profissional, os laços com a Hair Brasil e também planos para o futuro.
 

“Estou sempre em busca de ‘fazer as pessoas felizes’”


Acompanhe:

Eron AraújoHB – 30 anos de carreira! Como você resume a sua trajetória?
Eron Araújo
- Extremamente feliz e realizada! Meu lema sempre foi prestigiar quem me prestigia e isso em todos os sentidos: equipe, clientes, mercado - como um todo. Então, é uma trajetória de muitas realizações, encontro com o belo e com o conhecimento. Eu posso dizer que nesses 30 anos, aprendi muito!

HB - Para nós, o sucesso é inquestionável! Como você descreveria o Eron que começou e o Eron de hoje?
Eron Araújo -
O Eron de hoje é mais maduro e consciente, que valoriza e continua aprendendo. Aliás, vou continuar aprendendo sempre, pois gosto de buscar mais e mais conhecimento. Além disso, estou sempre em busca de “fazer as pessoas felizes”. Quanto ao sucesso adquirido ao longo da minha trajetória, fico muito feliz, é claro! É ótimo ser reconhecido. Mas, procuro não deixar este mesmo sucesso me atrapalhar! Costumo dizer que deixo a vaidade para os meus clientes (rs).

HB - “O cabeleireiro das celebridades”! Como começou a sua história com cabelos? 
Eron Araújo
- É uma história que adoro contar. Comecei cortando os cabelos das bonecas da minha irmã. Naquela época as camas eram altas, então eu me enfiava debaixo delase brincava de “ser cabeleireiro”. Minha mãe fazia sua tintura em casa, sozinha, pois éramos muito simples. Em um dado momento – lá pelos 12 anos - pedi para aplicar a tinta usando uma escova de dentes usada e sacolas plásticas nas mãos. Esse foi o começo, seguido pela prática com irmãos, coleguinhas da escola, etc. Sou autodidata, artista, sensível e tudo foi muito intuitivo. Sempre gostei de artes, pintura, arquitetura, decoração, história, moda... Sempre tive um olhar muito apurado para o belo e tenho muito orgulho do meu dom, que foi sendo lapidado no decorrer dos anos. 
 

“Acredito muito numa beleza que é vista através do espelho”


HB - E como conquistou o mercado das estrelas? 
Eron Araújo –
Para falar disso, preciso frisar a minha gratidão ao Celso Kamura, pois foi ele quem me descobriu. Na década de 90 ele tinha uma sócia – a Bete Pacheco - que trabalhava na Editora Abril e ela me levou para lá. Comecei fazendo as revistas femininas, Claudia e Manequim, e acabei fazendo todas as revistas da editora. Depois fiz também muitas outras como Corpo a Corpo, Raça, etc. Assim fui conhecendo muita gente e aproveitando esse novo mercado que havia surgido para mim. Fiz o meu networking e sempre aprendia cada vez mais. Com muito trabalho e dedicação conquistei bons contatos. Me lembro muito bem de quando eu era novo na equipe do Celso e pedia para ir com ele nos editoriais para ver como tudo funcionava. Depois, comecei a fazer moda e desfiles até chegar à SPFW. Tudo foi um grande laboratório. Sou realmente muito grato ao mercado editorial, pois foi uma das peças fundamentais em minha trajetória. 

Hair Brasil - Eron Araújo

HB - E o segredo do sucesso? Uma ou algumas dicas para quem está começando?
Eron Araújo -
 Tem uma frase que adoro que diz o seguinte: “o sucesso profissional tem cinco dedos: caráter, vocação, disciplina, esforço e talento”. Então, o segredo do sucesso é ter sempre essas cinco características em foco. Além disso, se dedicar muito, nunca se acomodar, não achar jamais que já está “bom”, não se “conformar” e continuar aprendendo, sempre. E saber que quando se compartilha algo que aprendeu, acaba se aprendendo ainda mais. E também sempre trago uma questão poética na minha alma, um carinho pela profissão, uma dedicação incansável em busca de trazer o bem-estar para as pessoas. Acredito muito numa beleza que é vista através do espelho, não só por mim, mas pelas outras pessoas, e acho que esse é o segredo. Mas, que fique claro: sei que ainda tenho muito a aprender!
 

“Não basta ser bom cabeleireiro, é preciso ser também um bom empreendedor, fazer um plano de carreira sólido e pensar no futuro”
 

 

HB - A Hair Brasil é uma feira que valoriza muito a educação. Qual é a sua visão sobre isso?
Eron Araújo -
A Hair Brasil valoriza muito a educação, eu mesmo já dei vários cursos na feira. Vejo que pessoas de várias regiões do país vão até lá para fazer os cursos, apesar da internet, que hoje e rica em conteúdo. A feira é um sucesso até hoje, justamente porque as pessoas têm a oportunidade de se aproximar de marcas e profissionais que agregam valor, ensinamentos e experiências. Então, com toda certeza, a Hair Brasil tem uma grande responsabilidade em educar, informar e preparar as pessoas. Além, é claro, de abrir o horizonte de pessoas que já estão no mercado há muitos anos, e também de pessoas que acabaram de entrar.

HB - Na sua carreira, o que a feira representa?
Eron Araújo -
A feira na minha carreira foi importantíssima, pois ela é um grande laboratório de pesquisa, de aprendizado, de oportunidades. Um lugar para fazer networking. E comigo não foi diferente. Por isso, ela tem uma importância muito significativa na minha vida e tenho certeza que na vida de muitos outros profissionais também.
 

"O Brasil se tornou referência na área da beleza e deve evoluir mais nos próximos anos"


HB - Neste seu tempo de "estrada", como você avalia a evolução do mercado de beleza no Brasil?
Eron Araújo - 
O mercado evoluiu muito e o cliente também. Hoje em dia você precisa superar as expectativas do cliente. Existe uma responsabilidade muito grande em ser profissional de beleza, principalmente no Brasil com tantas evoluções, tantas técnicas e tantas tecnologias. Temos profissionais brasileiros que vão dar cursos na Rússia, Portugal, Alemanha. Tenho amigos que viajam o mundo dando cursos. Então, o Brasil se tornou referência na área da beleza. Evoluiu muito e deve evoluir mais e mais, ainda nos próximos anos.  Os bons profissionais – os artistas da beleza – estão percebendo cada vez mais que não basta serem bons cabeleireiros, que precisam ser também bons empreendedores, fazer um plano de carreira sólido e pensar no futuro!

HB – Por falar em futuro, e o seu? Quais os planos?
Eron Araújo -
 Continuar aprendendo. Estou cada vez mais em busca da personalização do meu trabalho e com a casa nova é isso que pretendo. Acredito na beleza personalizada e sob medida. Até porque cada indivíduo tem uma personalidade e suas individualidades.