16 de novembro de 2016

Em tempos de crise! Razão, emoção, comunicação e criatividade são ingredientes indispensáveis

Em tempos de crise! Razão, emoção, comunicação e criatividade são ingredientes indispensáveis





Em tempos de crise! Razão, emoção, comunicação e criatividade são ingredientes indispensáveis

Por Sandra Rojas

O cenário econômico de nosso país atinge a tudo e a todos. O renomado mercado da beleza também sofreu este impacto. As clientes procuram fazer alguns procedimentos sozinha ou se rendem a valores baixos, que muitas vezes é difícil compreender como os profissionais praticam estes valores e conseguem manter qualidade e segurança necessária para realizar o procedimento.

Coloco aqui a frase de um amigo e conselheiro: 'não vamos ceder ao pessimismo'.

Tempo de utilizar a razão para redução de custos. Conscientizar que cada gota de água desnecessária, cada toalha, cada ambiente com a luz acesa, as intermináveis cargas de celular (assunto polêmico, este), tudo é custo. E neste momento, é necessário o uso consciente. A ação é muito simples, devemos desligar o piloto automático de nossas atitudes diárias e ter em mente do resultado de nossas ações. Se tudo é custo, o que é realmente necessário e suficiente?

A emoção e a criatividade, podem andar em conjunto, e neste cenário será obrigatório reavaliar como você atende seu cliente. Cada um em seu meio, seja qual for, dos salões mais estruturados, das grandes redes de salões, dos pequenos studios ou salões, a reavaliação é pessoal. O assunto inicia com você e sua cliente, precisa de apoio incondicional de seu companheiro de equipe e precisa mais do que nunca da participação do seu gestor.

Estamos todos conectados, sempre com 'dedos no gatilho', em nossos aparelhos de celular e sempre precisamos 'só de mais um minutinho', para finalizar um contato, profissional ou pessoal. Por parte da cliente, por muitas vezes tentamos assuntos para conversar, mais ela também precisa 'só de um minutinho', para responder ao chefe ou finalizar algum assunto profissional ou pessoal. Nossa vida passa por 'um minuto' que muitas vezes dura horas e longos períodos, então nossa conexão emocional com a cliente, se resume à recebe-la e nos despedir. O cabelo, ah! O cabelo, ficou 'bom' como todas as vezes anteriores. Essa é uma zona de alto risco. Eu acredito que além da técnica, valor do investimento, o ambiente e tratamento pessoal que você atua com sua cliente é essencial.

Temos a necessidade de nos conectar emocionalmente com nossa cliente através de uma comunicação agradável e interessante. Nossa profissão é multifatorial, em contato com clientes temos infinitos assuntos para abordar, se uma cliente é sobre viagem, outra é sobre livros, mercado financeiro, educação, saúde, temas pessoais (e sempre é bom ter atenção para esta abordagem), cuidado com exposições sua ou da cliente. Mas a regra é: se o seu assunto for interessante, você criou a comunicação e superou a conexão eletrônica. Qual o caminho? Se a cliente for de primeira vez, ou você já convive com a ela a muito tempo, é hora de se reconectar. Todo o mundo gosta de atenção e gosta de ser bem tratado. Se perceber que o atendimento é personalizado, então?! 'Fantástico, é aqui que eu quero passar agradáveis momentos cuidando da minha imagem pessoal.'

As perguntas devem ser direcionadas de forma e tom de muita sutileza, nunca um questionário!!

Por fim, conhecimento é uma ferramenta poderosa, abordar temas inovadores e atuais, como por exemplo, visagismo e tricologia, que são assuntos que começam aparecer de forma mais difusa e são questões que trazem cuidados personalizados, nada mais perfeito para que seu cliente seja o protagonista do momento.

Então fica a dica: algumas ações muito eficientes, não necessitam de investimento financeiro imediato, podem iniciar com uma reflexão de seu comportamento profissional e pessoal, demandam de uma auto avaliação, de uma auto reflexão, pense onde está atuando, pense se está feliz, e tenha a certeza que onde você colocar sua energia, este fato, local, ou ação, vai ganhar poder, muito poder.

Fraterno Abraço,

Sandra Rojas
Sandra Rojas - Docente da Universidade Anhembi Morumbi. Proprietária do Salão Duetto Hair. Coordenadora do Congresso de Tricologia da Hair Brasil. Membro da AATRI – Associação Argentina de tricologia. Membro internacional do EHN – External Hairdresser Network - Colaboradora ABT – Academia Brasileira de Tricologia.