16 de abril de 2019

Congresso de Tricologia supera expectativas

Congresso de Tricologia


No segundo dia da Hair Brasil 2019, a 7ª edição do Congresso de Tricologia foi responsável pela lotação do Auditório D, localizado no espaço do Fórum Educacional da Feira Internacional de Beleza Cabelos e Estética.

Participantes de todo o Brasil puderam aproveitar um conteúdo diversificado planejado para abordar diversas temáticas que tangenciam o universo da Tricologia. As palestras foram apresentadas por profissionais de diferentes áreas de atuação.

Tricologia e Dermato


Tricologia e Dermatologia 

Tricologia e Dermato - Dr. Breno Marques e a Dra. Luciana PassioneDois dermatologistas subiram ao palco para defender a união de profissionais para tratamento de queda capilar. Segundo o Dr. Breno Marques e a Dra. Luciana Passoni , ambos especialistas em terapia e transplante capilar, a abordagem multidisciplinar garante efeitos mais expressivos. “Os tratamentos conjuntos com profissionais esteticistas e cabeleireiros favorecem a solução mais adequada e rápida ao paciente”, falou Dra. Luciana. 

“Os fatores desencadeantes da queda dos fios têm que ser entendidos para o tratamento correto, daí a necessidade de alguns exames específicos; além disso, devem ser levados em consideração os fatores genéticos” complementou Marques. 


Tricologia e Nutrição


Tricologia e Nutrição 

Tricologia e Nutrição - Patrícia CruzA nutricionista especialista em transtornos alimentares, Patrícia Cruz, fez uma palestra sobre a cirurgia bariátrica como fator de risco para desenvolvimento da alopecia explicando o que o tricologista precisa saber quanto às questões nutricionais em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica.

De acordo com ela, este tipo de procedimento promove uma desnutrição energético-proteica e uma absorção muito severa de micronutrientes, sendo alguns deles fundamentais para a saúde do couro cabeludo, do folículo piloso e do fio de cabelo. 

“70% dos pacientes que fazem a cirurgia pela técnica mais comum (Bypass de Roux) utilizada no Brasil apresentam alopecia, por isso, uma melhora nas escolhas alimentares é providência necessária e uma suplementação para atingir a dose recomendada de micronutrientes diária”, esclareceu Patrícia. 

O Congresso, que teve início com um talk-show que colocou em debate e trouxe reflexões sobre a influência da tecnologia e da hiperconexão virtual para a saúde e qualidade de vida, trouxe ainda outros especialistas de alto gabarito e grande presença internacional que subiram ao palco durante o dia para falar sobre ciência e a saúde dos fios, os impactos da autoimagem na saúde capilar, o perigo dos frequentes retoques de coloração ensinados nas mídias sociais e as novidades do universo da farmacêutica e estratégias para obter lucratividade.

Congresso de Tricologia - Sandra RojasAo final do Congresso, a coordenadora Sandra Rojas mostrou enorme satisafação com o resultado alcançado na 7ª edição do evento desenvolvido em parceria com a Hair Brasil. 
“Foi simplesmente fantástico. Tenho um sentimento de gratidão à feira e a cada um dos palestrantes que criaram todas as possibilidades para trazer a esta plateia qualificada, especial e de diferentes partes do Brasil tanta informação, conhecimento e conteúdo de qualidade”, encerrou emocionada Sandra.

Opinião de Congressista

Congresso de Tricolgia - Shirlei da Silva“Esta foi minha primeira vez no Congresso de Tricologia e eu adorei! Em um lugar só pudemos encontrar muito conteúdo, pessoas sérias e comprometidas e eu sinto que só ganhei no dia de hoje. Já colocarei em prática o que aprendi aqui e pretendo voltar no ano que vem”, Shirlei da Silva, cabeleireira, Volta Redonda (RJ)

Congresso de Tricologia - Celio Garcia“Que Congresso excelente! Superou todas as minhas expectativas pela quantidade de conhecimeto científico, técnico e de produto que nos foi transmitida. Foi muita coisa boa, mesmo! Sinto que isso tudo me despertou a vontade e abriu um leque de possibilidades para que possa estudar mais. Já estamos fazendo planos para voltar no ano que vem”, Celio Garcia, cabeleireiro, Três Lagoas (MS)