23 de novembro de 2015

CABELO: admirável evolução

CABELO: admirável evolução





CABELO: admirável evolução

Por Sandra Rojas

Estamos em 2015 e a cada dia surgem novidades para o tema cabelo, no universo da pesquisa, ciência, tecnologia e esse movimento traz uma nova dimensão para analisar a Arte em Cabelos.

Neste mês de novembro, aconteceu nos Estados Unidos, a mais recente edição do WCHR - World Congress Hair Research (www.hair2015.org), o evento mais importante para apontar a direção em pesquisas para o universo do cabelo. Cientistas, doutores, professores, médicos e pesquisadores do mundo todo se encontram para alinhar direções de pesquisa e conhecimento. Nesta edição contamos com mais de 20 trabalhos Brasileiros, que foram submetidos, analisados e apresentados em forma de Banners Científicos. Vale ressaltar que entres os temas de destaque: a 'Psicossomática e a queda capilar'. O atual estilo de vida, longas horas de trabalho sob pressão contínua de metas e prazos, o distanciamento familiar e afetividade em segundo plano, causam efeitos fisiológicos extremamente nocivos. As quedas capilares ocorrem de forma mais recorrente. Casos extremos que antes eram raros passam a ser observados no dia a dia do salão de beleza. A atuação conjunta com Dermatologistas tricologistas, psicólogos e psiquiatra são essenciais. O fator ansiedade é observado como um grande vilão. Em estado de stress, ocorre a inflamação do sistema do folículo piloso desencadeando Efluvios (queda capilar).

Ainda sobre ciência e pesquisa, é com imensa alegria que empresas 100% brasileiras investem massivamente em equipamentos para análise capilar. A mais recente aquisição da empresa Chemyunion é algo pioneiro, inovador e inspirador. Aparelhos de alta complexidade e tecnologia podem analisar diversas propriedades mecânicas: resistência, tensão, elasticidade. O brilho (com análise de 'reflexão especular'), grau de ondulação e a 'orientação da fibra', definem o quanto o cabelo alisou e se manteve ondulado sob ação de determinado ativo. Análise cromatográfica fazem leitura de formulações cosméticas e a permeação do ativo cosmético é analisada e comprovada através de verificação de permeação celular. Sim, o futuro já está entre nós.

As Universidades e instituições de ensino observam que beleza e saúde começam a aparecer muito próximas e uma nova cultura se instala em nossa profissão. Alunos de graduações reconhecidas atuam dentro de Hospitais promovendo a beleza e o bem estar do paciente (veja mais sobre esse trabalho no Facebook: Visagismo e Terapia Capilar Anhembi Morumbi). Diretores hospitalares orientam a drenagem linfática no leito; com alto padrão de esterilização e assepsia de materiais, cortes de cabelos são realizados. A fantástica reação positiva de uma breve Consultoria Visagista é percebida de forma imediata na autoestima do paciente.

Um olhar holístico e sério é construído a passos fortes. Com alegria, a cada dia mais profissionais se envolvem neste universo de pesquisa e com maior entendimento desempenham sua arte. Os produtos são cada vez mais tecnológicos e o dom de cada artista cabeleireiro é revelado e auxiliado por estas possibilidades que se iniciaram em projetos, ideais e realizações multidisciplinares.

Fica aqui um convite para ampliar nosso horizonte de atuação profissional.



Sandra Rojas
Docente da Universidade Anhembi Morumbi. Proprietária do Salão Duetto Hair. Coordenadora do Congresso de Tricologia da Hair Brasil e Coordenadora da ABT - Academia Brasileira de tricologia, em São Paulo.