26 de agosto de 2019

Barbearia Cavalera: modelo de negócio que deu certo

Barbearia Cavalera modelo de negócio que deu certo

No final de agosto de 2013, uma ideia ousada e inovadora se tornou realidade na cidade de São Paulo. Juntar moda e beleza para homens dentro de um espaço voltado para o varejo. Assim nasceu a Barbearia Cavalera, um negócio inovador, que teve retornos rápidos, aceitação indiscutível e um crescimento exponencial notável.
 

“O palpite foi assertivo e os dois espaços complementaram-se”
 

Para este espaço criou-se, antes mesmo da abertura da primeira unidade, um conceito baseado em vertentes importantes como ambiente intimista e culturas de lifestyle bem definidas e fincadas em uma inspiração californiana para resgatar no público masculino o hábito de frequentar uma barbearia.
 

“Um lugar para também bater papo, ouvir música e tomar cerveja gelada”
 

Hoje já são quatro as unidades da Barbearia Cavalera em São Paulo – Oscar Freire, Bixiga, Vila Madalena e Paulista – e o espaço chama a atenção de empresários de todos os cantos do mundo e é frequentado por centenas de homens todos os meses, incluindo personalidades como Henrique Fogaça e João Gordo.

Conversamos com Nicole Andreta, analista de marketing da Cavalera, para saber mais sobre a história inspiradora do surgimento e desenvolvimento da Barbearia.

Acompanhe a seguir:

HB - Como surgiu a Barbearia Cavalera?
Barbearia Cavalera - Nicole Andreta, analista de marketing da CavaleraNicole Andreta
- A idealização surgiu após uma viagem de Marinho – head da marca e baixista da banda Pavilhão 9  sucesso de rap core dos anos 90 – à Los Angeles.

HB – Como ele se inspirou?
Nicole Andreta -
Apaixonado pela cultura lowrider, Marinho viu no lifestyle da cidade uma oportunidade de negócio. Ele, que sempre cortou o cabelo em barbearias, já havia notado o desaparecimento desse nicho em São Paulo e idealizou um serviço diferenciado: uma barbearia enraizada na cultura californiana, que despertasse o desejo dos caras mais bacanas. A partir daí, ele e Alberto Hiar – seu amigo de longa data e criador da Cavalera – resolveram tirar a ideia do papel.

 

Barbearia Cavalera modelo de negócio que deu certo

HB - Quais foram as dificuldades na implementação?
Nicole Andreta -
A principal diferença da Barbearia Cavalera para as demais existentes no mercado é que, a idealização e implementação de sua primeira unidade foi feita no interior da loja Cavalera unidade Oscar Freire – aposta ousada, uma vez que misturou o movimento do varejo com o serviço de “corte, cabelo e barba”. Mas, tudo correu bem, pois o palpite foi assertivo e os dois espaços complementaram-se: a Cavalera transformou o público da marca em consumidor da Barbearia que, por sua vez, possibilitou a criação de um ambiente inovativo dentro da loja.

HB - Como foi a aceitação do público?
Nicole Andreta -
A aceitação foi fácil e rápida, uma vez que o público clássico da Cavalera se viu representado pela personalidade forte da Barbearia. Com essa conexão instantânea, a assimilação da marca Barbearia Cavalera foi natural e permitiu que sua fama crescesse cada vez mais, resultando na abertura de mais três unidades.

HB - O que a Barbearia representa hoje para a marca?
Nicole Andreta -
Hoje, com quatro unidades em São Paulo, a Barbearia Cavalera se tornou uma marca forte que fala por si só. Para a Cavalera é um nicho de novas oportunidades, como por exemplo a criação da linha Men’s Grooming Cavalera – produtos para barba e cabelo que levam a personalidade e marca Cavalera no nome e essência.


Barberias Cavalera

1. UNIDADE OSCAR FREIRE
Rua Oscar Freire, 1102
Telefone: (11) 3083-5187
Segunda à Sábado 10:00 às 20:00
Domingo 12:00 às 18:00
oscarfreire@barbeariacavalera.com.br

2. UNIDADE BIXIGA
Rua Conselheiro Carrão, 451
Telefone: (11) 2619-3472 | 94513-4102
Segunda à Sábado das 10:00 às 20:00
belavista@barbeariacavalera.com.br

3. UNIDADE VILA MADALENA
Rua Girassol, 394
Telefone: (11) 2307-0460
Segunda à Sábado das 10:00 às 20:00
girassol@barbeariacavalera.com.br

4. UNIDADE PAULISTA
Av. Bernadino de Campos, 173
Telefone: (11) 3262-3050
Segunda à Sábado das 10:00 às 20:00
paulista@barbeariacavalera.com.br