Brasil, 20 de Abril de 2024
25 de março de 2019

Wanda Alves leva nova atitude feminina para workshop

Hairstylist Wanda Alves

Um novo momento de vida e atitude para as mulheres, que reflete também nos cabelos e na compreensão e especialização dos cabeleireiros. Esta é a crença da hairstylist Wanda Alves, que tem no DNA o dom e a paixão pelo ofício com os fios e uma longa trajetória de parceria com a Hair Brasil.


“Tenho histórias e lembranças muito marcantes do caminho com a feira”
 

Nascida em uma família de cabeleireiros, Wanda sempre investiu pesado em sua formação e especialização. Passou por conceituadas academias em países da Europa e das Américas, continentes onde ministra workshops e palestras até hoje. 

No Brasil, também se dedicou aos estudos e especializações e assumiu a direção técnica e artística da Fernando Alves Hair Academy, além de participar de diversos outros projetos como palestrante em cursos e eventos do setor e participar como jurada do reality show de cortes “Por um Fio”, do canal GNT.

Em todo este caminho, Wanda tem uma história de 17 anos com a Hair Brasil e sempre levou o que tem de mais atual e moderno na cena dos cabelos para dentro da feira. Neste ano, ela preparou um workshop sobre cortes e coloração para cabelos curtos.


“Nem todos sabem fazer curtos. É uma boa área para mais conhecimento”
 

Conversamos com a hairstylist para saber mais sobre mercado, visões, expectativas e sua participação na Hair Brasil. 

Acompanhe a seguir: 

HB - Você já faz parte da história da Hair Brasil. Como começou a sua história com a feira?
Wanda Alve
s – Sim, eu faço a Hair Brasil desde sua segunda edição junto com a minha família. Na primeira eu já estava presente, mas com eventos menores. Já a partir do ano seguinte, os workshops realmente foram estruturados e desde lá tenho meu espaço na feira!

HB - E como foi para você este caminho até aqui?
Wanda Alves –
Foi ótimo! Somos uma família de cabeleireiros que tem o prazer de ensinar e isso veio de total encontro com o que a Hair Brasil queria. Foi sempre muito bom! Já tivemos vários workshops lotados e tenho momentos, histórias e lembranças muito marcantes de todo este caminho com a feira.

HB - Este ano você terá um workshop sobre cabelos curtos, o que pode nos falar sobre ele?
Wanda Alv
es – Exatamente! Vou apresentar cores e cortes para curtos. Acho que este é um momento muito favorável para profissionais trilharem este caminho, pois as mulheres estão se libertando e buscando os curtinhos. E uma coisa é fato, não são todos no mercado que têm uma especialização e sabem fazer os curtos, por isso, é uma área interessante para buscar mais conhecimento. Para trabalhar com curto é preciso entender de visagismo, formato de rosto, crânio, etc., para ser possível colocar um cabelo curto em uma mulher fazendo com que fique interessante, feminina e – o mais importante, que ela se goste.


“Chegar no resultado satisfatório é uma grande responsabilidade”
 

HB - O que os cabeleireiros podem esperar extrair deste evento em termos de qualificação profissional?
Wanda Alves
– Bem, muitas coisas, pois aprender a cortar um cabelo feminino curto hoje tem um significado muito forte e que pode trazer um destaque real. Falo isso porque os cabelos curtos estão vindo com a mesma força da independência das mulheres e isso representa muita coisa! Hoje as mulheres deixaram de se esconder atrás das madeixas e o curto traz uma fisionomia de força, empoderamento e decisão. 

HB- Para você, qual é a importância de saber cortar bem um cabelo curto?
Wanda Alves -
Para usar um cabelo curto, uma mulher precisa estar muito segura de si, dando espaço para menos preocupação com a beleza do rosto e mais com suas atitudes. Chegar neste resultado satisfatório é uma grande responsabilidade para os cabeleireiros.

HB - E como você avalia a necessidade da atualização profissional?
Wanda Alves
– Atualização é tudo! As pessoas precisam estar antenadas, modernas. Às vezes sai uma moda de alguma coisa e todo mundo segue o mesmo trajeto. Mas, não. A mulher não está só para cabelos longos e mechas. Hoje você tem mulheres com cabelos curtos, desfiados, coloridos, etc. O profissional, portanto, precisa se atualizar e especializar para atender os desejos que mudam e são diferentes. Não dá para parar no tempo, pois assim se fica para trás. O mundo anda para frente e a gente precisa correr atrás, mesmo porque surgem muitas coisas novas todos os dias - em termos de técnicas, produtos, tendências, imagens e, hoje, novas expectativas e posicionamento femininos. Isso traz um novo movimento para dentro dos salões e do mundo da moda.


“A Hair Brasil, desde o início, se preocupou com ensino, atualização, e capacitação”
 

HB - Em sua visão, qual é a relevância de oferecer dentro de uma feira como a Hair Brasil eventos como o seu workshop?
Wanda Alves
– Bem, na minha opinião, uma feira para cabelos tem que apresentar cabelos. Eu não acredito em eventos que estão colocados apenas para vender produtos. E a Hair Brasil é uma feira que, desde o início, se preocupou com isso. As outras vieram atrás dela, mas ela foi quem se preocupou com ensino, atualização, capacitação, perspectiva e aproximação de mercado, ou seja, tornar próximo e possível para todos os profissionais o aprendizado de técnicas com grandes nomes. É um compromisso que eu acredito e admiro na feira e até por isso estou com eles há tantos anos. 

HB - E quais são as suas expectativas para o evento este ano?
Wanda Alves
– Eu sempre tenho boas expectativas! Eu realmente espero que as pessoas queiram ver. Eu sempre tento mostrar coisas diferentes e, neste ano, os cabelos curtos estiveram no meu radar por entender que hoje as mulheres têm outros gostos e outras necessidades, assim como os cabeleireiros. Então, eu acho interessante levar para este mercado o que é uma mulher de cabelos curtos, sejam eles lisos, ondulados, crespos, naturais ou coloridos. 
 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha