Brasil, 22 de Agosto de 2019
04 de fevereiro de 2019

Uma equipe de sucesso começa com um líder consciente

Sheila Gonçalves

É uma grande realização poder compartilhar momentos e histórias transformadoras com o objetivo de auxiliar na criação de uma equipe positiva e de sucesso.

Você pode estar se perguntando como uma farmacêutica 100% voltada à área técnica se transformou numa líder positiva e humanizada. E é isso que quero explicar! 

A farmácia tem em sua espinha dorsal o pensamento no cuidado com o outro, mas a mnha consciência da liderança vem de muito estudo e aprimoramento.

Minha perpcepção

Desde 2008 venho desenvolvendo um projeto pessoal e profissional motivador, pois entendi que o poder de liderar uma equipe está em minhas mãos. Esse insight fez a diferença, porque até então eu acreditava que tudo dependia do comportamento do outro. Neste caso, do colaborador. 

Este comportamento tem sim muita influência e como diz o autor Daniel Goleman* “uma empresa é uma 'sopa emocional’ onde cada um contribui com suas emoções dando sabor a mistura, porém o líder é quem adiciona o tempero mais forte e tem a responsabilidade de conduzir esses comportamentos num acordo baseado em intenções sólidas de ambos os lados para construção de um propósito comum: o sucesso de ambas as partes”.

Quando olho para a minha trajetória enxergo essa decisão de ser líder como um marco de mudança na carreira. 

Equipe MedicatrizHoje conduzo “minha equipe Medicatriz” e tenho orgulho de falar que o “minha” está baseado no conceito de que por trás de um profissional existe uma pessoa e o seu desenvolvimento integral é o que interessa. Habilidades e competências técnicas são aprendidas e treinadas, mas caráter e comportamento dependem de um quadro de referência e crenças enraizadas, que muitas vezes não se pode transformar.

E o começo de tudo veio com o processo de autoconhecimento seguido pelo aprimoramento em desenvolvimento de pessoas que culminou com a capacitação na filosofia de gestão baseada na felicidade e no estudo da psicologia positiva, a ciência que estuda a felicidade.

Como começar um equipe de sucesso?

1- Assuma seu papel de líder inspirador e exemplo. Além disso, tenha a consciência de que seu comportamento influenciará mais do que qualquer outro, pois você é o centro das atenções. É “pesado”? Sim! Porém, é uma experiência espetacular que nos faz prestar a atenção em nós mesmos, cuidando do autodesenvolvimento.

2- Escolha conscientemente cada um que vai fazer parte da equipe. Isso é fundamental, pois baseia-se na associação das competências técnicas com as emocionais, forças pessoais e talentos. Tudo unido com amor pelo trabalho e vontade de entregar o melhor para a empresa.

Mas, isso existe na realidade? 

Sim, mas é necessário procurar. 

Uma pergunta que sempre faço em conversas com empresários: 
“Como você contrata pessoas?” 

E a maioria das respostas:
“O primeiro, pois não tenho tempo”. 
“Irmão, primo, amigo, pois precisam de ajuda, são de confiança ou um parente me indicou”.

Acreditem, esse ciclo de escolhas não conscientes, muitas vezes são devastadoras para o sucesso de um negócio.

Segredo de sucesso

Para mim, o grande segredo do sucesso empresarial está baseado no tripé recrutamento, seleção e integração do colaborador no negócio. E muitas vezes este processo é ignorado ou - ainda pior - visto como perda de tempo. Mas, ele é fundamental.

Além disso, acompanhar é essencial, pois desenvolver uma pessoa faz parte da vida diária de um líder.

Proximidade, credibilidade e confiança são as palavras chaves do meu repertório de líder positiva e humanizada. Além disso, um líder de sucesso precisa ter o que chamo da estratégia dos 3As: Autoconfiança, autoconhecimento e autoestima.

Dicas de leitura

Doutora SheilaPara começar, indico três livros indispensáveis na biblioteca de um empreendedor de sucesso:
- Felicidade dá Lucro – Márcio Fernandes (Portifolio Penguin - Editora Schwarcz)
- *O poder da Inteligência Emocional:Como liderar com sensibilidade e eficiência – Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie Mckee (Editora Objetiva)
- Psicologia Positiva nas organizações e no trabalho – Samantha de Toledo Martins e Nabal Silva (Editora Vetor)

Na próxima coluna apresentarei detalhes sobre como montar uma equipe de resultados incríveis! 

Até lá!

* Sheila Gonçalves é farmacêutica especializada em democosméticos profissionais, sócia-diretora da Medicatriz Dermocosméticos, Personal Coaching, Practitioner em PNL, Consteladora Familiar e pós-graduanda em Psicologia Positiva, Desenvolvimento Humano, será uma das palestrantes do Congresso de Manicure e comandará um Workshop de Negócios na Hair Brasil 2019.
 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha