Brasil, 14 de Novembro de 2018
10 de fevereiro de 2018

Tricologia e Barbearia

Por Sandra Rojas

O mundo profissional, a indústria e o mercado, falam, divulgam, criam produtos, realizam cursos e concursos, demonstram técnicas e confirmam que estes serviços são itens sólidos e quase indispensáveis nos salões de beleza. Falamos de Tricologia e Barbearia. Visitei em outubro passado o ‘Salon International’, em Londres e me surpreendi positivamente com o número de estandes e a alta qualidade do que era apresentado para estes temas. O mundo fala de barbearia e o mundo fala de Tricologia.

E quando unimos os dois, quais são as oportunidades que nos são apresentadas?

Precisamos antes conceituar de forma coloquial, a Tricologia como ciência que cuida de patologias de couro cabeludo e haste, (para tal, o profissional necessita de conhecimentos básicos e fundamentais sobre Fisiopatologia do sistema capilar, conhecer pele, mecanismo de ação de cosméticos, equipamentos eletroterapêuticos), isso é imprescindível; e a Barbearia, muito além de cortar cabelos e fazer barba, é preciso conhecer as normas de higienização dos equipamentos, descarte corretos dos materiais perfuro cortantes, ativos de potencial alergênico, além das questões de técnicas e designers de corte dos cabelos e formatos das barbas. Os melhores profissionais neste ramo de Barbearia são os que possuem um conhecimento diferenciado de técnicas de Visagismo Masculino, onde se aplica a perfeita harmonia de linhas, formas e cores.

Na Tricologia uma das patologias mais comuns, a Alopecia Androgenética, apresenta características bem conhecidas de todos os nossos clientes, afinamento e diminuição de densidade dos fios, principalmente nas regiões frontal e occipital e consequentemente a perda dos fios. A ciência classifica os diversos níveis de calvície e nós profissionais de beleza, podemos colaborar de diversas formas.

O cenário ideal será o ambiente que tiver atuação do Barbeiro e do Terapeuta Capilar, se não for dentro da mesma empresa, que se crie um vínculo de recomendações mútuas. O profissional da barbearia identifica a oportunidade de melhora e estabilidade do quadro de Alopecia e o Terapeuta Capilar/Tricologista realiza anamnese e protocolos.  No momento da realização da anamnese vamos identificar e criar o compromisso profissional com o cliente para o possível nível de resultado. Habitualmente o resultado vem com a utilização de ‘home care’, (shampoo, condicionador, tônico e/ou loções antiqueda, antioleosidade e outros mais), reflexologia craniofacial e equipamentos (na maioria dos casos).

A cada 10 clientes, podemos encontrar queixas capilares em cada 08 ou 09 deles ou mesmo em todos eles. Queda, coceiras, caspas, oleosidade, afinamento. Aos ‘barbudos’, teremos dicas para higienização correta. Para utilização das ceras e pomadas modeladoras, quais são as que menos deixam resíduo cosmético?  Sim existe uma grande oportunidade de cuidar dos cabelos, dos pelos da barba e das questões de couro cabeludo. Assim se realiza a perfeita união da Barbearia e da Tricologia. 

A oportunidade comercial se concretiza quando estes profissionais têm atuação conjunta e para isso é importante observar as características das alopecias e indicar para o Tricologista.

 A forma ideal do tratamento das patologias ocorre preferencialmente de forma semanal, principalmente na primeira fase do tratamento. Se o caso for genético, teremos esta fase intensa inicial e depois podemos programar as manutenções periódicas.

Neste momento podemos criar um Cronograma Personalizado ao seu cliente que será composto de agendamentos das sessões de terapia capilar, do corte de cabelo e barba. Barber Beauty and Health, beleza e saúde sempre.

Reflita sobre seus procedimentos, sobre sua atuação profissional, sobre suas metas para 2018 e para os próximos anos. Ser um profissional incansável em busca do saber, é uma questão de escolha e sobrevivência.

Fraterno abraço!

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha