Brasil, 13 de Junho de 2024
25 de março de 2023

Terapia Capilar Humanizada proporciona saúde e beleza para os cabelos

por Pietro Trindade*

Terapia Capilar é um conceito que surgiu na Inglaterra no início do século vinte e tem como objetivo estudar as doenças do couro cabeludo. Esse conceito se expandiu pelo mundo e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Antigamente, o atendimento nos salões era padronizado e todos os clientes recebiam os mesmos procedimentos de beleza, independentemente da sua condição capilar. Com a nova terapia, os profissionais passaram a estudar as necessidades reais de cada pessoa e a oferecer tratamentos adequados.

Como idealizador da Terapia Capilar Humanizada, destaco que uma das vantagens dessa técnica é tratar as doenças ou os desequilíbrios capilares enquanto previne e mantém a saúde do couro cabeludo com a utilização de cosméticos fitoterápicos e o uso de óleos essenciais.

Aliás, um estudo publicado em 2021 na plataforma global de estudos científicos pubmed.gov  demonstrou que o uso de óleos essenciais tanto em produtos cosméticos (aplicação industrial) quanto naqueles associados a óleos carreadores (como protocolos individuais) pode levar a resultados satisfatórios no tratamento de algumas disfunções do couro cabeludo. O estudo, que tem entre seus autores o pesquisador indiano Narayan Prasad Yadav, mostra ainda que há uma crescente demanda por cosméticos fitoterápicos no mercado global.

O uso de óleos essenciais é uma maneira natural de cuidar da saúde dos cabelos e do couro cabeludo e é um dos métodos aplicados dentro do processo de Terapia Capilar Humanizada. Esta terapia utiliza óleos essenciais e vegetais para tratar algumas lesões do couro cabeludo e do cabelo. Certos tipos de óleos estimulam a circulação sanguínea, combatem a queda de cabelo, possuem ação antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante, calmante, entre outros benefícios que atuam diretamente no problema, proporcionando sensação de cura e bem-estar.

A prática humanizada é um processo onde o terapeuta também precisa estar preparado energeticamente para cuidar da imagem de uma pessoa ou simplesmente para produzir um momento de relaxamento no salão ou spa. Eu defendo que o profissional tenha uma consciência diferenciada nas abordagens e na forma como toca a cliente, prepara a transformação ou o momento especial do atendimento.

Ainda, a experiência sensorial que o terapeuta vai entregar para a cliente e o cuidado na escolha dos produtos no pré e pós atendimento. A questão não é ter muitos produtos, mas ter os produtos certos. Uma única gotinha de óleo essencial pode fazer toda a diferença nos benefícios para o corpo.

*Pietro Trindade é embaixador midiático para América Latina e Europa da marca D’Arco Professional 

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha