Brasil, 25 de Maio de 2019
11 de março de 2019

Rosy Buzinaro conta sua trajetória no mundo da beleza

Rosy Buzinaro

Trabalho, persistência, competência, dedicação e paixão. Estes são alguns dos principais ingredientes da receita de sucesso da empresária, comunicadora e organizadora de eventos Rosy Buzinaro, que exerce todas estas funções para tornar o universo da beleza ainda melhor.


“É o universo que amo. Quando se faz com prazer, não sente o fardo”
 

A paranaense que hoje está à frente do Casual Group, responsável por publicações (como a Revista Casual) e programas de TV, além da organização de eventos e premiações - tudo voltado ao mundo da beleza - começou sua carreira por incentivo do pai e, graças ao seu esforço e dedicação, decolou. 

Na Hair Brasil tem uma trajetória marcante desde suas primeiras visitas – quando levava profissionais dentro de seu carro para conhecerem o evento- até se tornar conhecida nos corredores por seu trabalho como apresentadora de TV, jornalista e organizadora de caravanas. Tudo isso rendeu o título de Embaixadora Hair Brasil no ano de 2008. 


“A Hair Brasil traz o principal: educação e treinamento profissional”
 

“Tenho muito a agradecer ao diretor e gerente geral da Hair Brasil, Jeferson Santos e Antonio Carvalho Junior, além de todos os organizadores e diretores por esta parceria. Hoje, mesmo estando no Paraná, me sinto parte integrante da família Hair Brasil e devo muito de meu sucesso também a cada um de vocês”, conta.

Conversamos com Rosy para saber mais sobre sua vida profissional e os pontos marcantes de sua carreira, além de conhecer sua visão de mercado e expectativas para a Hair Brasil 2019. Acompanhe: 

HB - Como começou a sua história com o universo da beleza? 
Rosy Buzinaro -
Desde pequena meu pai me pedia para fazer as unhas dele e me incentivava a seguir uma carreira na área da beleza. Assim tudo começou. Aos 14 anos fiz meu primeiro curso e alguns anos depois uma empresa me convidou para ser técnica. Fui a primeira mulher a trabalhar nessa empresa paranaense que hoje é conhecida como AllNature. 

HB – E como construiu sua carreira?
Rosy Buzinaro –
Bem, com a AllNature comecei a ministrar cursos pelo Brasil. Mas, uma pessoa foi a maior responsável por minha carreira: meu padrinho Alcântara Machado. Em uma das primeiras edições da Hair Brasil que visitei, aproveitei a oportunidade para pedir uma foto com ele e, para minha surpresa, ele me intimou a conceder uma entrevista. Eu estava acostumada a estar diante do público nos eventos da empresa, mas estar diante das câmeras era algo totalmente novo para mim. Nessa entrevista eu fiz um penteado em uma modelo. Foi preciso vencer a timidez inicial e, modéstia à parte, fiz um excelente trabalho. A partir daí passei a ser mais convidada para trabalhos.


Rosy Buzinaro

HB - Você é comunicadora, empresária, apresentadora de TV. Como concilia tantas funções?
Rosy Buzinaro –
É verdade, é realmente bastante coisa. Mas, consigo conciliar graças a uma equipe que me ajuda muito em todas as atividades do Casual Group. Ser empresária, apresentadora, responsável pela revista, programa de TV e colunas sociais nos jornais, além das excursões e outras atividades relacionadas ao mundo da beleza e do bem-estar montam o universo que eu amo. E quando você faz com prazer, não sente o fardo.

HB - Como enxerga a trilha do mercado da beleza brasileiro nos últimos anos?
Rosy Buzinaro -
Nos últimos anos houve uma queda no mercado da beleza devido à crise econômica e política. Porém, acredito que a vaidade é algo muito forte e verdadeiro no ser humano. As mulheres jamais deixam de procurar recursos para cuidar da beleza e os homens seguem o mesmo caminho. Basta olhar para a alta de barbeiros e barbearias com novos conceitos no mercado que é possível fazer esta leitura. Além disso, há muitos empreendedores neste ramo e, por isso, superamos todas as crises. 

HB – Em sua visão, qual é a importância da educação e atualização profissional?
Rosy Buzinaro –
Total! Muito importante mesmo! E feiras como a Hair Brasil trazem o principal: educação e treinamento profissional. Mas, acredito que ainda temos bastante para caminhar no sentido de os profissionais da área entenderem que é realmente necessário procurar mais conhecimento e aprimoramento. Isso é fundamental.


“Trabalho com o objetivo de tirar outros profissionais da zona de conforto”
 

HB – Além de tudo que já falamos, você também é uma importante organizadora de caravanas. Desde quando realiza essa atividade?
Rosy Buzinaro
- Desde a terceira edição da Hair Brasil. Mas, desde a primeira feira levava algumas pessoas em meu carro. Eu andava pelos corredores procurando ser uma parceira real do evento sem que ninguém soubesse porque, desde o início, a proposta do evento me empolgava. Conquistei meu espaço e nunca me esqueço do dia em que o gerente geral do evento, Antonio de Carvalho Junior, me disse com um largo sorriso: “Rosy, você me conquistou”. Até hoje ele me ajuda muito e sou extremamente grata a esse grande empreendedor que me abriu muitas portas. Devo a ele também meu sucesso!

HB - Como e quando percebeu a necessidade de organizar essas caravanas?
Rosy Buzinaro -
Resolvi trabalhar nessa frente com o objetivo de tirar outros profissionais da zona de conforto. Como Embaixadora da Hair Brasil sempre me sinto desafiada a estar contribuindo e incentivando esse nicho de profissionais a perceberem a riqueza de aprendizado das feiras.

HB - Como enxerga a importância de suas ações para os caravanistas?
Rosy Buzinaro –
É a oportunidade de aprender e se inteirar de tendências e novidades na área da beleza. Acho fundamental o trabalho de levar profissionais até um espaço onde a educação e a cultura estão à disposição de seu aprimoramento. Muitas vezes é o caminho também para a saída do anonimato e revelação de novos talentos. Por isso luto muito no Paraná na divulgação desse importante evento e na valorização dos profissionais da área da beleza.

HB – Como já mencionou anteriormente, você é Embaixadora da Hair Brasil. Como foi receber esse convite e ostentar esse título?
Rosy Buzinaro -
Receber este convite foi uma grande e maravilhosa surpresa, pois foi um reconhecimento do meu trabalho. Eu não fiquei nenhum ano sem participar ativamente da Hair Brasil, desde sua primeira edição. Durante uma entrevista com o diretor geral da feira, Jeferson Santos, em 2005, fui intitulada Embaixadora da Hair Brasil no Paraná. Três anos depois ele me concedeu o título de Embaixadora da Hair Brasil no Brasil. Fiquei imensamente envaidecida, mas também ciente da enorme responsabilidade de representar os profissionais, as marcas e a própria Feira no Brasil e no exterior - como em 2017, quando estive em Dubai.

Rosy  Buzinaro - Jantar de Premiação Casual
Jantar de Premiação Casual


HB – E quais são as suas expectativas para a feira este ano?
Rosy Buzinao -
Este ano já está sendo de muita esperança, vontade de crescer e fazer dar certo. Os cabeleireiros hoje já não querem apenas um pequeno espaço, querem empreender. Eu terei um estande na Hair Brasil com todo suporte de um estúdio de TV. Meus caravanistas terão acesso a todo esse conforto e farei uma cobertura exclusiva do evento com a participação de cada um deles. Tenho certeza de que será a excursão mais linda de nossa trajetória até aqui! E que seja uma maravilhosa feira para todos!

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha