Brasil, 16 de Dezembro de 2018
24 de setembro de 2018

Robson Trindade conta sobre sua bem-sucedida trajetória na educação

Hair Brasil - Robson Trindade

 

Sua trajetória no mercado de beleza já soma mais de 40 anos. Neste período, o cabeleireiro, visagista e educador Robson Trindade se tornou um dos profissionais mais reconhecidos do mercado brasileiro. 

Seu nome é referência em todos os setores por onde passou. Seus conhecimentos e técnicas como cabeleireiro e visagista lhe tornaram conhecido como “Rei do Cachos”. Em um cenário onde as madeixas lisas eram o desejo da maioria, ele defendeu os cabelos naturais e se especializou em realçar a beleza das mulheres crespas e cacheadas. Sucesso!

Mas, foi para o ramo da educação que Robson Trindade trouxe revoluções ainda maiores e altamente significativas para o cenário profissional do mercado nacional. Sua ousadia em propor e aceitar desafios com o foco sempre voltado para inovação, aperfeiçoamento, qualificação e profissionalização lhe conferiu o título de pioneiro no visagismo acadêmico no Brasil. 

“A verdade é que o visagismo era só uma vivência e necessitava de fundamentação”

Também, pudera! São 11 anos da vida profissional dedicados à educação, mais precisamente, ao ensino do visagismo. Ele foi o responsável pela implantação e desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação, além de um MBA – seu último projeto que já está em andamento. 

Mas, Robson também é um aluno aplicadíssimo. Tem seis formações – graduação em administração, bacharelado em ciências jurídicas, pós-graduação em marketing, MBA em negócios da moda e mestrado em Tecnologias da Inteligência – e já publicou 13 livros, sendo cinco de visagismo, sete com foco em tecnologia e um para donos de salão. 

“Percebi uma necessidade importante de colocar a educação no topo das minhas prioridades”

Ele não para! Mas, encontrou um tempinho em sua agenda para conversar com a gente sobre sua história, planos para o futuro e a real importância da educação para o mercado de beleza no Brasil.

 

Hair Brasil - Robson TrindadeHB - A educação e os estudos sempre estiveram presentes na sua vida. Quando e como você entendeu essa importância?
Robson Trindade -
Sim, a educação e a necessidade dos estudos sempre fizeram parte da minha vida profissional. Meu pai é um farmacêutico sírio e minha mãe uma cabeleireira baiana, filha de intelectual. Eles sempre pronunciavam as palavras como fossem discursos. E neste mercado onde trabalhamos é fácil notar a fragilidade das pessoas quando conversam entre si e, principalmente, quando se dirigem às clientes. Foi assim que percebi uma necessidade importante de colocar a educação no topo das minhas prioridades.
 
HB - Você tem seis formações. Como elas foram escolhidas?
Robson Trindade –
Sempre ouvi minha mãe dizer que para ter um negócio seria necessário conhecer a administração, minha primeira formação. O marketing trata de uma arte, a de vender, e entendi que seria importante aprender como fazer. Já o direito está totalmente ligado a contratos, seja na contratação de pessoas e serviços ou para firmar novos negócios. Conhecer os limites dos direitos e deveres é um requisito fundamental para quem entra na vida dos negócios. Depois surgiram as tecnologias e nada mais justo do que seguir o novo mundo. Sempre tudo muito bem focado no mundo da beleza, em suas imagens, necessidades e permissões. 

HB - Você é conhecido por ser pioneiro no visagismo acadêmico. Como começou esta trajetória?
Robson Trindade
-  Foi no ano de 1994. Conheci o visagismo estudando com o francês Claude Juillard, no Jacques Janine, onde eu trabalhava à época. Este universo me encantou. Em 2008 fui trabalhar na primeira graduação da área, que implantamos na Universidade Anhembi Morumbi. Seis anos e meio depois, incluímos um curso de Pós-Graduação na mesma instituição. Em seguida, criamos um produto corporativo na Universidade Estácio de Sá, o MBA em Visagismo, que hoje também está implantado na Universidade Fappes. A verdade é que o Visagismo era só uma vivência e necessitava de fundamentação. Este foi o impulso que demos nas universidades por todo Brasil e também no exterior, nas Universidades do Porto e Coimbra, em Portugal.

“Nossa missão é juntar o máximo de pessoas possível para o crescimento da educação empreendedora no mercado brasileiro e internacional”

Hair Brasil - Robson TrindadeHB - E quais evoluções você enxerga no mercado após a introdução do visagismo nas salas de aula? 
Robson Trindade -
Bem, o visagismo se estruturou em ciência e assumiu seus reais conceitos. Ele migra para odontologia, dermatologia, moda, consultoria de imagem, fotografia, teatro, cinema e televisão. Nas instituições de ensino do Brasil passou a ser disciplina fundamental em todas as faculdades da área da saúde. Nós unimos a cabeça e o corpo, moda e beleza. E isso foi separado durante anos, o que não faz o menor sentido.

HB - Atualmente você é coordenador de MBA na área do visagismo. Pode nos contar mais sobre os desafios deste projeto? 
Robson Trindade -
Coordenar um curso é uma responsabilidade enorme, pois é preciso contar com um belo time de professores: Pós-Docs, Doutores, Mestres e especialistas, todos renomados e reconhecidos e com muita experiência de mercado. Além disso, outro grande desafio é elaborar uma grade consistente que garanta o processo de aprendizagem evolutivo e dinâmico aos novos profissionais que cuidarão do mercado de saúde e beleza. Nossa missão é juntar o máximo de pessoas possível para o crescimento da educação empreendedora no mercado brasileiro e internacional.

“A Hair Brasil vem acompanhando e ditando o ritmo da educação no mercado da beleza”

 

HB - Vamos falar um pouco dos seus livros. Quantos são no total?Hair Brasil - Robson Trindade
Robson Trindade – Vamos sim. São cinco livros de Visagismo: Visagismo na Prática, que está publicado em português, inglês e mandarim; Conceitos do Belo que Influenciam o Visagismo; Bases Históricas do Visagismo; Reconhecimento Facial e Micro Expressões; e o recém-lançado Visagismo Acadêmico. Além disso, tenho também títulos com foco em tecnologia, como é o caso de Marketing Online para Gestores de Beleza Offline.

 

 

HB - É uma trajetória completa na área da educação. Algum novo plano ou projeto já em vista?
Robson Trindade –
Sim, nós não paramos nunca! Temos um projeto itinerante que vai rodar o Brasil todo passando com o Visagismo por diversas áreas: óculos, moda, acessórios, produtos, make-up, terapia capilar, estética facial, entre outras coisas. Uma unidade móvel com alguns patrocinadores em potencial. As aulas e o atendimento não terão custos para a população, serão totalmente gratuitos. É algo grande e muito interessante, aguardem!

HB - Sobre suas participações na Hair Brasil. Como você enxerga a importância do trabalho de educação, do qual você faz parte, dentro da feira?
Robson Trindade
- A Hair Brasil vem acompanhando e ditando o ritmo da educação no mercado e faz isso incentivando salas de aulas, workshops, oficinas, congressos, pós-congressos, fóruns, simpósios e colóquios, entre tantas outras atividades relacionadas a educação e ao crescimento dos profissionais. Venho gritando aos quatro cantos que este é o caminho, mas os profissionais demoram a compreender. A maioria aprendeu olhando, copiando e repetindo, mas agora precisam pensar, entender e refletir a respeito dos conteúdos. É um caminho, mas eu tenho certeza que tudo vai dar certo!

“Trata-se de uma feira profissional, que oferece educação continuada com os mais badalados nomes dos mercados”

HB - O lado educacional da Hair Brasil é muito forte e um DNA da feira, como você acha que isso impacta o setor de beleza?
Robson Trindade –
 Trata-se de uma feira profissional e não uma feira de varejo e preços baixos! Até isso, por vezes, é difícil explicar para as pessoas. É um evento realmente de elite, onde é possível buscar tendências, lançamentos e novos conceitos que farão a cabeça das pessoas nos meses seguintes, nas próximas estações. Neste evento há educação continuada com os melhores e mais badalados nomes dos mercados em geral: moda, beleza e saúde. 
 
HB - Para finalizar, o que o público da Hair Brasil 2019 pode esperar de Robson Trindade? Algum plano que já possa nos contar?
Robson Trindade
- Vamos trazer temas e experiências vividas por pessoas do setor artístico televisivo e acadêmico educacional. Vamos apresentar games humanizados com visagistas jovens, de sucesso, muito diferenciados e de setores diversificados. Tudo com a intensão de mostrar como o mundo pode evoluir ainda mais e quanto os cabeleireiros podem acreditar nas tecnologias como aliadas de novos serviços para atender as necessidades das clientes que frequentam os salões no século XXI.
 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha