Brasil, 16 de Outubro de 2019
09 de abril de 2019

Regina Duarte e Lucia Santaella estarão no Congresso de Visagismo

Regina Duarte e Lucia Santaella estarão no Congresso de Visagismo

 

A 7ª edição do Congresso de Visagismo da Hair Brasil acontece entre 15 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, últimos dias da Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética. Com a coordenação científica do expert no segmento, Robson Trindade, a grade de palestras deste ano traz temas que abrangem diversos setores do visagismo e conta com presenças ilustres como a atriz global, Regina Duarte, e a semioticista, Lucia Santaella.

Visagismo e a construção da personagem

Regina Duarte vai falar sobre a aplicação do visagismo na construção de personagens. “Pretendo contar com riqueza de detalhes o processo de construção dos personagens que fazem parte do meu acervo criativo nos últimos 50 anos e como os profissionais visagistas que conheci ao longo da minha carreira contribuíram para a criação deles”, conta a atriz.

Para a atriz, levar esta palestra ao Congresso de Visagismo é importante para abrir caminhos para o conhecimento de um grande ramo. “O visagista pode se especializar no segmento artístico do teatro, cinema e televisão. Cada um desses canais de expressão tem exigências e regras bem específicas. Este profissional desempenha um papel importantíssimo numa equipe de criação”.

Regina destaca ainda que para ingressar nesta área, um profissional deve ter conhecimentos técnicos, de recursos da cosmetogia e sensibilidade. “Tudo é importante para destacar as características humanas dos personagens que serão retratados na obra”. 

Imagem, Comunicação e Semiótica no mundo da tecnologia

Lucia Santaella será responsável por uma palestra sobre a beleza e suas diversas percepções. “Nós sentimos a beleza, mas encontramos dificuldades em defini-la e explicá-la. A mim, parece que se trata da proporção e equilíbrio entre as partes de um todo, mas há outras visões. Eu busco pensar sobre a essência do visagismo que se encontra na beleza e nos efeitos psíquicos e sociais que ela provoca”, afirma a semioticista e pesquisadora.

Sobre a relação a ser traçada com o mundo da tecnologia, Santaella explica que não há padrões únicos de beleza, mas que as transformações tecnológicas aumentaram os níveis de exposição.

“Desde a invenção da fotografia até o cinema, especialmente nos closes, explora a sedução da fotogenia e torna a beleza do rosto algo cobiçável a ser imitado. Como as indústrias do cinema e da televisão são mais poderosas no Ocidente, estes padrões de beleza facial e corporal tornaram-se dominantes. O advento da internet transformou essa dominância, porque traz, de qualquer ponto de um espaço cultural a outro, uma multiplicidade de novos padrões” 

Para a estudiosa, não há ocasião melhor do que o Congresso de Visagismo para expor as ideias sobre beleza. “E isso certamente não se limita aos sentidos exteriores, como visão, tato etc., mas também penetra nos sentidos interiores. Vem daí o mote de que a beleza externa só se completa quando acompanhada por um sentido interior da beleza”, finaliza.

Conteúdo Completo

Além de Regina e Lucia, muitos outros profissionais estarão presentes nos dois dias do Congresso para falar sobre transformações digitais, consultoria, comunicação e assessoria pessoal, novos caminhos profissionais, conexão corpo e cabeça, cortes femininos curtos e moldura do rosto, visagismo nas barbearias, harmonização facial, desenho de sobrancelhas, correções de maquiagem no teatro, cinema e TV, noivas e até o mundo PET.

No encerramento do evento, um Fórum de Debate será mediado por Tania Trindade, Letícia Chaves e Leo Costa com a participação de sete professores e mestres que atuam com visagismo na prática em universidades nacionais e internacionais. A discussão será sobre Educação Empreendedora para Visagistas.

A programação completa, informações detalhadas sobre os profissionais participantes e suas respectivas palestras podem ser acessadas em https://www.hairbrasil.com/pagina/7-congresso-de-visagismo-cientifico.
 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha