Brasil, 11 de Agosto de 2022
23 de junho de 2015

Postura profissional

Postura profissional





Postura profissional

Por Silvia Zanata

O sucesso de um profissional de beleza não depende apenas da sua capacidade técnica, ou seja, é fundamental manter uma postura adequada e um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Boa educação, etiqueta corporativa, autocontrole são normas de conduta que denotam postura profissional.

Segundo um ditado popular "a primeira impressão é a que fica", o profissional de beleza deve estar preparado para a não existência de uma segunda chance de se vender. Lembrando que este profissional oferece um serviço personalizado na residência do cliente (atendimento domiciliar), ou seja, carrega sua imagem (sua empresa) para o espaço do cliente. E não apenas o uso do uniforme que faz a diferença e sim um conjunto de atitudes que posicionam este profissional durante a prestação de serviços.

Por exemplo, iniciar o encontro com um aperto de mão, não desviando atenção dos olhares com seu cliente. Um sorriso espontâneo e o bom pronunciamento das palavras já provocam uma primeira impressão positiva. Evite atender o celular ou responder uma mensagem durante o atendimento, afinal é o momento especial para seu cliente. Demonstrar interesse em relação as dúvidas que surgirem durante o atendimento ao cliente como serviço realizado, produtos e técnicas utilizados são pequenos detalhes que transmitem segurança e confiança ao cliente.

Procurar estabelecer relações cordiais com seus clientes, evitando possíveis intimidades que provoquem desafeto no relacionamento. Lembre-se: "Negócios e amigos a parte".

A postura também envolve a linguagem, evitando o uso de gírias, o tom de voz, gestos, afinal nesse espaço somente você e o seu cliente estão próximos. Ser gentil e educado, saber ouvir, respeitar a opinião alheia para cativar um relacionamento a longo prazo. Uma mensagem elegante de feliz aniversário pode despertar uma admiração por parte do seu cliente. A aparência em relação ao uso excesso de maquiagem, tamanho de unhas, esmalte e uso de acessórios como brincos grandes são inadequados para a realização do trabalho deste profissional.

Silvia Cristina Zanata,
Profissional com 15 anos de experiência em Ensino Superior da Universidade Anhembi Morumbi dos cursos de Estética e Visagismo. Realiza palestras e cursos de Marketing em segmentos de Serviços e Beleza.
marketing@silviazanata.com.br www.silviazanata.com.br
 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha