Brasil, 19 de Junho de 2019
26 de novembro de 2018

Mitos e verdades sobre cabelos cacheados

Cabelos cacheados

O movimento está cada vez mais voltado para a valorização da beleza natural. Com isso, o desejo das mulheres pelos cabelos lisos vai dando espaço para o desejo de assumir as madeixas como elas são, essencialmente. Neste contexto, ondulados, cacheados e crespos se tornam protagonistas na miscigenada cena brasileira.   

Mas, isso tudo ainda é novo e com a nova onda surgem muitas dúvidas, inclusive de quais são as melhores ou corretas maneiras de se cuidar dos cabelos em sua forma natural. Pensando nisso, a Schwarzkopf Professional construiu um material voltado aos cabelos cacheados. 

Muito se fala sobre o que fazer, mas o que é mito e o que é verdade? O que de fato se pode ou não fazer? Qual é a melhor forma, de hidratar, pentear e secar as madeixas com cachos? 

Para esclarecer essas dúvidas, as equipes técnicas e criativas da Schwarzkopf Professional listaram mitos e verdades sobre cabelos cacheados. Confira:

> Cortar o cabelo pode fazer perder os cachos?
Não! Todos os profissionais devem garantir às clientes cacheadas que ao cortar o cabelo, apenas se muda a forma, não a textura. Alguns fatores que podem alterar a textura de seus cabelos são: doenças, estresse, distúrbios hormonais ou produtos químicos. O que acontece é que ao cortar o cabelo, a certa altura, a impressão é de que os cachos mudaram, mas isso é apenas temporário e eles voltarão ao normal assim que o cabelo crescer! 

> Cabelo cacheado está sempre danificado?
Não! Devido à estrutura, de fato, os cabelos cacheados costumam ficar mais secos ou quebradiços. Mas, assim como qualquer outro tipo de cabelo, processos químicos em excesso ou uso errado de produtos também podem danificar o cabelo. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar os produtos corretos para os cachos e utilizar técnicas de secagem específicas.

> Nunca se deve usar shampoo tradicional em cabelos cacheados.
Quase isso! Vamos lá: shampoos tradicionais são compostos de sulfactantes, o que significa que eles podem remover mais óleos naturais do que o necessário para cabelos cacheados, deixando-os com aspecto seco e áspero. Uma ótima alternativa para manter os cabelos limpos sem resseca-los, é o uso de shampoos sem sulfato, como os da linha Mad About Curls, da Schwarzkopf Professional, que preservam a beleza dos cachos!

> Alguns penteados, como tranças, causam queda de cabelo?
Quase isso! As tranças por si só não causam queda de cabelo, inclusive são utilizadas como um penteado “preventivo” contra a quebra dos fios. No entanto, se as tranças estiverem muito apertadas ou forem usadas durante muito tempo, podem sim danificar o cabelo. É importante não as apertar demais.

Cabelos cacheados não podem ser escovados


> Cabelo cacheado não pode ser escovado.
Quase isso! Dizer que não se pode escovar cabelo cacheado é tão falso quanto dizer que tranças apertadas podem quebrar a forma natural dos cachos. Mas, vale ressaltar que o uso de uma escova macia de cabelos enquanto se aplica um tratamento é recomendado. Para desembaraçar o cabelo molhado, um pente de dentes largos é o ideal e após a secagem uma nova modelagem nos fios é válida.

> Mulheres com cabelo cacheado nunca têm cabelo oleoso.
É quase isso! A textura do cabelo não impede a oleosidade no couro cabeludo. O que acontece é que os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo de um cabelo cacheado não são capazes de chegar à haste capilar, o que faz com que pareça que as mulheres com cabelo cacheado nunca apresentam um couro cabeludo oleoso.

> Mulheres com cabelo cacheado têm cabelo grosso.
É quase isso! O cabelo cacheado passa a impressão de um cabelo mais grosso e mais volumoso do que o cabelo liso, no entanto ele está na média: a densidade média de um cabelo cacheado afro é de 295g/cm², enquanto que a densidade de um cabelo ondulado caucasiano é de 330g/cm² e a de um cabelo liso asiático é de 175g/cm².

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha