Brasil, 11 de Agosto de 2022
06 de julho de 2015

Mentiras que a gente ouve e acredita!

Mentiras que a gente ouve e acredita!





Mentiras que a gente ouve e acredita!

Por Deise Garcia

Emagreça 8 quilos em 1 semana! Não é milagre, não! É mentira mesmo! Daquela cabeluda, deslavada, criminosa. Só que repetida à exaustão, vira quase uma verdade e as pessoas passam a buscar a tal fórmula sem pensar na loucura que a promessa contém. Pior é que parte dos consumidores vai mesmo emagrecer porque essas "bombas" ou dietas "mega" restritivas desidratam o corpo, enlouquecem o metabolismo e destroem minerais, vitaminas e afins.

O problema é que o emagrecimento falso não dura (em pouco tempo os quilos eliminados e mais alguns extras voltam), pele, cabelo, humor padecem e várias doenças sérias podem ocorrer. Um horror, certo? Você deve estar pensando: como alguém cai em uma história assim? Pois, cá entre nós, você (ou alguém do seu lado) faz exatamente a mesma coisa no salão. Sabe como? Aplicando alisamentos à base de formol. Assustou, não é? Pois embora a substância esteja proibida, sabemos bem que em muitos templos de beleza e mesmo em atendimento em domicílio, a prática se mantém firme e forte, como se nada fosse. Alguns têm até uma salinha especial para isso. Só que isolar a pessoa não basta.

Para a cliente, no começo, o resultado parece perfeito – assim como o remedinho emagrecedor. Só que nas repetições e retoques, o efeito já não é mais o mesmo – o couro cabeludo fica irritado, oleoso e com formação de crostas; o fio afina (já que o formol mata o que está dentro dele), perde força e cai – tudo isso sem falarmos no risco de cegueira, incapacitação respiratória, alterações no DNA.

Para o profissional, riscos idênticos e ainda mais perigosos pela constância. Ok, a cliente pede, o dinheiro entra e, como ninguém sabe do amanhã, coisas ruins parecem distantes. Mas, pense bem: você pode se dar ao luxo de perder a saúde? Há opções seguras para alisamento, as marcas sérias fazem pesquisas incessantes na área e abraçam a causa com campanhas explicativas. Uma das recentes é da Felithi Professional – Formol é crime! Não suje suas mãos! Pense bem antes de usar. #diganaoaoformol #formolecrime #denuncie. A decisão é sua. Fica a dica. Beijo e até o mês que vem.

Deise Garcia
Jornalista, especializada em beleza e negócios, há 20 anos atua na área. Trabalhou nas revistas Claudia, Manequim, Nova, Elle, Boa Forma, Marie Claire, Nova Beleza, entre outras e foi diretora das publicações Revista A – Ana Maria Braga, Lonely Planet, Estética Moda Cabelo e Cabelos&Cia.
 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha