Brasil, 19 de Novembro de 2019
13 de setembro de 2019

Marcos Costa: entrevista especial Dia do Maquiador

"Maquiadores profissionais, nunca desistam do seu sonho"
 

Hoje, dia 13 de outubro, é comemorado o dia do maquiador. Em uma homenagem especial a todos os profissionais que dedicam a sua vida a levar mais beleza e leveza à vida das pessoas, entrevistamos um ícone deste universo mágico e fascinante.

Marcos Costa, que hoje é o maquiador oficial da Natura e ministra centenas de cursos por todo o Brasil ensinando sua arte para milhares de pessoas, começou sua carreira em 1983 como assistente de um cabeleireiro e maquiador em Goiânia.
 

"Maquiagem é uma terapia"
 

Ao longo de sua carreira foi responsável pela assinatura de diversas capas e editoriais de mídias, além de grandes campanhas publicitárias, e já trabalhou nos Estados Unidos e na Europa.Marcos foi também pioneiro em desenvolver oficinas de maquiagem, cursos e consultoria e desenvolveu a “Maquiagem para Todos”, iniciativa que leva técnicas de auto maquiagem para pessoas cegas e de baixa visão.

Veja abaixo nossa conversa com Marcos para saber mais sobre sua trajetória no mundo da maquiagem:

HB - O que a maquiagem significa para você?
Marcos CostaMarcos Costa –
Para mim, é uma mistura de tudo: vibração, alegria, autoestima, empoderamento, vocação, trabalho. Maquiagem é uma terapia.

HB - E como você enxerga que ela impacta a vida das pessoas?
Marcos Costa –
Eu posso assegurar que maquiagem muita muito a vida das pessoas que têm acesso a ela. Eu já tive várias provas vivas de pessoas que mudaram de vida depois de assistir um curso de maquiagem. Minha iniciativa pessoal criada em 2007 - o “Maquiagem para Todos”, no qual eu ensino pessoas de baixa visão e cegas a se auto maquiar – me mostra todos os dias como as pessoas mudam – até a postura física – e passam a se aceitar melhor ao se pintar.

HB - Como você começou neste universo e onde pretende chegar?
Marcos Costa –
Eu comecei lá na cidade de Goiânia como assistente de um cabeleireiro e maquiador que tinha vivido alguns anos na Europa. E me encantei com esse universo. Onde eu pretendo chegar? Pergunta difícil, mas acho que em um lugar onde eu possa ajudar cada vez mais a valorizar a beleza das pessoas.

HB - Qual dica daria para quem quer começar uma carreira de maquiador?
Marcos Costa –
Estudar história, geografia e tudo o que tiver direito para conhecer a beleza de cada época, isso é muito importante! Além disso, maquiar pessoas de todos os estilos e idades.
 

"Quem está na sua cadeira é mais importante do que você"
 

HB - E para os que querem crescer na profissão?
Marcos Costa –
Lembrem sempre que quem está na sua cadeira é mais importante do que você. Independentemente de quem seja. Quem está na cadeira é quem manda e o papel do profissional de beleza é dar segurança para quem está ali sentado.

HB - Sobre o mercado profissional, você vê crescimento e valorização nos últimos anos?
Marcos Costa –
Existe uma valorização sim. Algumas pessoas estão se profissionalizando, mas ainda muitas estão indo na onda das redes sociais. É importante frisar aqui que eu amo as redes, mas o profissional de beleza não tem que pensar em ser famoso, ele precisa pensar em uma técnica que atenda todos os tipos de clientes.
 

"A Hair Brasil valoriza muito o profissional"
 

HB - Se sim, acha que ainda vai crescer e expandir mais?
Marcos Costa –
O mercado de maquiagem do Brasil é um dos maiores do mundo, nós já fomos o terceiro colocado em venda de cosméticos e maquiagem, perdendo apenas para Estados Unidos e Japão. A tendência é crescer ainda mais!

HB - Na sua visão, qual é a importância da Hair Brasil para o mercado e para o profissional de maquiagem?
Marcos Costa –
Todo evento de beleza é importante e eu acompanho a Hair Brasil e vejo que é um evento que valoriza muito o profissional já habilitado e também aqueles que querem começar.

HB - Podemos contar com a sua presença na Hair Brasil Premium 2020?
Marcos Costa –
  Quero muito participar, mas tudo vai depender da minha agenda maluca em 2020. Mas, eu vou fazer de tudo para estar lá!

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha