Brasil, 20 de Abril de 2024
15 de outubro de 2018

Márcio Carvalho: “Quando achar que chegou ao limite, treine mais”

Hair Brasil - Wella Trends - Márcio Carvalho

 

Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e começou a vida dentro dos salões de beleza trabalhando como faxineiro. Antes dos 15 anos ele se matriculou em um curso de auxiliar de cabeleireiros e daí em diante não parou mais. Márcio Carvalho é uma presença constante em competições, ganhou prêmios importantes e já representou o país em provas internacionais. 

Seu último trunfo foi o primeiro lugar no Wella Trends Vision Awards 2018, com a pontuação mais alta conseguida pela perfeição na técnica de coloração, que consistiu em uma “ilusão de ótica”, pois em um primeiro momento se via monocromática, mas que na realidade, contava com variações importantes em pontos estratégicos. 

O primeiro lugar na competição não é inédito na carreira do cabeleireiro e maquiador. Em 2012 ele já havia chegado ao topo do pódio e foi o representante brasileiro da prova internacional, que aconteceu em Madri. No mês que vem, Márcio embarca para Portugal para competir novamente com profissionais de todas as partes do mundo.

Conversamos com o profissional para saber mais sobre o primeiro lugar e as técnicas adotadas, especialidades e carreira. Acompanhe:
  
Hair Brasil - Wella - Márcio CarvalhoHB -  Para começar, qual é a sensação de ficar em primeiro lugar em um campeonato como o Wella Trends Vision Awards?
Márcio Carvalho –
A sensação é de dever cumprido e com realização pessoal e profissional. Isso porque apostei alto em uma técnica, em meio a milhares disponíveis e que eu conhecia. E fazer dessa técnica utilizada a escolhida pelos jurados e com pontuação máxima foi uma confirmação importante de um trabalho árduo e de muita pesquisa. 

HB - A coloração perfeita te levou a este trunfo. Pode nos contar como chegou a ela?
Márcio Carvalho –
Claro! Mediante muitos testes em mechas de cabelo cheguei à conclusão dessa cor, que a remete à passagem do dia para a noite. E para alcançar este resultado, utilizei tons de azul, que é a minha cor favorita e que tem um grande simbolismo, que chamo de blue jeans. 

HB - Você escolheu a proposta de coloração monocromática, porém repleta de variações. Pode nos falar um pouco sobre a complexidade de trabalhar com esta proposta?
Márcio Carvalho –
Vamos lá! A complexidade maior de se trabalhar com a proposta monocromática é o efeito de luz e sombra de uma mesma cor, que causam uma ilusão de ótica diluindo os pigmentos e seus derivados sem causar a marcação visual. 

HB - E o corte? O que pode nos falar sobre a escolha e as técnicas?
Márcio Carvalho –
Bem, posso dizer que agreguei design de cor e corte geométrico polido, inspirado no cabeleireiro inglês Vidal Sasoon. Foi um corte feito para que a melhor visualização da técnica e da cor escolhida fosse possível.

HB - Como você começou sua carreira de cabeleireiro?
Márcio Carvalho -
Comecei como faxineiro do salão de beleza do meu irmão. Depois me tornei auxiliar de cabeleireiro, mas como era muito jovem, ainda não tinha autorização para fazer cursos - nessa época tinha 13, 14 anos. Foi então que surgiu uma fundação que ministrava cursos de auxiliar de cabeleireiro e que aceitava menores de 15 anos. Fiz o curso e aí, tudo começou: me apaixonei pela profissão e não parei mais.

HB - E quais são os seus principais destaques nesta trajetória?
Márcio Carvalho -
Os momentos mais marcantes da minha profissão são a inauguração do Studio Márcio Carvalho e com ele o espaço especialmente dedicado ao dia da noiva, que chamo de espaço Dreams, pois estar naquele lugar é um verdadeiro sonho - para elas e para mim -  e premiações como é o caso da Cosmoprof, da qual fui tricampeão e viajei para Roma e, é claro, os Wella Trend Vision Awards. No plural, pois em 2012 fiquei em primeiro lugar e  fui representar o Brasil em Madri. E este ano vou representar o Brasil em Portugal. 

 

Hair Brasil - Wella - Márcio Carvalho

 

HB - Quais são as suas especialidades? 
Márcio Carvalho –
São algumas: design em corte e cor, penteados, make up social e artística, cabelos afro e loiros.

HB - Qual dica você daria para os profissionais que querem se destacar no mundo dos cabeleireiros profissionais?
Márcio Carvalho -
Quando você achar que está no seu limite, treine ainda mais. Esse é o seu momento de total evolução. Dedique-se mais! Pensamos sempre que sabemos qual é o nosso limite, mas quando ultrapassamos os que conhecemos, entramos em uma esfera de superação podendo alcançar lugares ainda mais altos do que imaginávamos.
 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha