Brasil, 16 de Outubro de 2018
08 de outubro de 2018

Fóruns Hair Brasil: Planos e projetos para a educação na feira

Hair Brasil - Fóruns
 

Há 17 anos, a Hair Brasil é reconhecida no mercado por ser o evento referência do setor de beleza nos quesitos encontro de profissionais qualificados e marcas reconhecidas, realização de negócios, estreitamento de relacionamentos e momento de lançamentos. Mas, é no lado educacional que se baseia o DNA e o principal diferencial da feira de cabelos, beleza e estética.

Desde o início, a preocupação da organização em oferecer um conteúdo de alto nível em workshops, palestras e congressos foi notado pelo mercado. Não à toa, a qualificação profissional e busca por informações relevantes, tendências e inovação é um dos principais focos de todos os envolvidos com o evento – desde os organizadores até parceiros, expositores e visitantes. 

E o sucesso não veio à toa. Ao longo de toda a história da feira, a qualidade dos fóruns disponíveis para todos os segmentos (cabelos, maquiagem, manicure, estética e negócios) é uma constante. Na última edição, um crescimento de 70% nas inscrições para os eventos educacionais foi computado em relação ao ano anterior, 2016.

 

"Através da educação, é possível desenhar um país melhor, mais confiante e bastante promissor"

 

Para a 18ª edição, que acontece em abril de 2019, a proposta tem como foco “contar histórias, reunir talentos e provocar mudanças através da educação”, nas palavras da psicóloga Silvia Palma, coordenadora e orientadora científica de toda a parte educacional da Hair Brasil.

 

"Realizaremos mais de 80 eventos simultâneos e esperamos uma visitação acima de 80 mil profissionais"

 

Para saber mais sobre a história, planos e projetos para os fóruns da feira, acompanhe a entrevista a seguir:

Hair Brasil - Fóruns - Silvia PalmaHB -  A educação é o melhor caminho para a transformação da realidade?
Silvia Palma –
A educação transforma, muda e evolui o ser humano. Como educadora, posso dizer que apenas através dela a sociedade pode vislumbrar um futuro melhor. Trata-se de um movimento de ação, reação e reflexão que nos faz compreender o mundo e identificar oportunidades traçando assim caminhos de sucesso.
 
HB - E é nisso que também acredita a Hair Brasil?
Silvia Palma –
Temos à frente do grupo Couromoda um presidente – o sr. Francisco Santos – que acredita no Brasil. Um empreendedora nato, que investe nesta área há 18 anos e em todo o grupo que administra há mais de 45 anos. E é este empreendedorismo que está no DNA da Hair Brasil, que acredita sim que, através da educação, é possível desenhar um país melhor, mais confiante e bastante promissor.

HB - Nos quase 20 anos de história, como o lado educacional da feira foi se fortalecendo?
Silvia Palma –
Através de todos os profissionais envolvidos. Eles foram – e continuam sendo – extremamente dedicados e talentosos no sentido de levar uma educação de qualidade aos fóruns da Hair Brasil. Sempre em busca de atender as expectativas do setor, o envolvimento e a dedicação somados a profissionalismo, criatividade, responsabilidade social e inovação, entre outros fatores, foram algumas das peças fundamentais na evolução e fortalecimento constantes de todo o lado educacional da feira. 

 

"O lado educacional propicia o desenvolvimento do profissional"



HB - Quais são os pilares essenciais para a educação oferecida dentro do evento?
Silvia Palma -
Existem pilares fundamentais quando falamos em educação, são eles: conhecer, fazer, conviver e ser – e esse último tem como resultado o desenvolvimento do indivíduo. Em nosso evento não é diferente e possibilitamos tudo isso, inclusive o desenvolvimento do indivíduo/profissional, através dos workshops, oficinas, congressos e palestras.
 
HB - Em sua opinião, qual é a importância de ter um evento tão focado no lado educacional para os profissionais?
Silvia Palma –
O lado educacional propicia o desenvolvimento do profissional. A proposta da Hair Brasil também é de realizar negócios, relacionamentos e qualificação profissional.
 
HB - E para o mercado como um todo?
Silvia Palma -
A educação é transformadora. Quando o indivíduo é transformado, a sociedade se beneficia e o mundo agradece. Quando o profissional se inova, os resultados aparecem através do seu sucesso.

HB - Vamos falar de números. No ano passado, houve um crescimento de 70% na participação dos fóruns. Quais as expectativas para 2019?
Silvia Palma -
Esperamos um crescimento bastante expressivo nesta edição. O profissional conhece a Hair Brasil e sabe que será através de encontros e reencontros que ele se atualizará. O sucesso que esperamos pode já ser comprovado pelo número dos expositores confirmados, que trarão suas marcas com os últimos lançamentos previstos para 2019. Realizaremos mais de 80 eventos simultâneos e esperamos uma visitação acima de 80 mil profissionais durante os quatro dias da feira.

HB - Os palestrantes. Eles são nomes de peso no setor. Como eles são escolhidos pela Hair Brasil?
Silvia Palma –
A 18ª edição da Hair Brasil deve ser vista como um evento que vai muito além da informação. Isso é importante e fundamental, pois vamos buscar esta ampliação através do envolvimento e compromisso com tudo o que acontece no setor. A proposta para 2019 é a de contar histórias, ou seja, trajetórias, e provocar mudanças, agregando conhecimento. Para isso, reunimos os melhores talentos que fizeram essa história.

 

"Oferecemos ferramentas úteis e práticas para desenvolver profissionais competitivos"



HB - E como estes talentos enxergam este lado tão forte da educação na feira?
Silvia Palma –
Eles são profissionais que valorizam a educação e, mais do que isso, sabem que o conhecimento quando compartilhado faz com que nada se perca, ao contrário, ganhe maiores proporções com esta troca de experiências. 

HB - E os temas? Como são eleitos ou definidos?
Silvia Palma -
Para transformar, a educação deve incluir conteúdos e desenvolver competências que vão além do consciente intelectual. Isso significa que empatia, solidariedade e ética devem fazer parte do currículo de todo bom profissional. São essas qualidades, somadas a técnicas, as responsáveis por uma carreira de sucesso. Os temas são definidos para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido diretamente na rotina da profissão. Dessa maneira, entendemos que oferecemos ferramentas úteis e práticas para desenvolver profissionais competitivos. Este trabalho é desenvolvido ao longo do ano, em conjunto com ícones e lideres reconhecidos dentro e fora de seus negócios.

 

Hair Brasil - Fóruns

 

HB - Para 2019, novidades vêm sendo preparadas? 
Silvia Palma -
Nosso compromisso com o setor é sempre criar oportunidades de relacionamentos e negócios, ao mesmo tempo em que incentivamos o debate e a busca de soluções para as mais importantes demandas do mercado. Para tal, entre as muitas atividades propostas, teremos a presença de alguns empreendedores de sucesso em uma mesa redonda, onde dividirão experiências adquiridas. Em suma, preparamos palestras ricas em informação tanto para o profissional que está começando no mercado quanto para os que já estão há muito tempo, reforçando tudo o que já conhece e possibilitando que alcance inovação para o sucesso de um negócio.

HB – Alguma específica para algum evento?
Silvia Palma –
Sim! Teremos como convidados especiais na coordenação do Congresso de Maquiagem, a Interbeauté – divisão da Intercoiffure Brasil que agrega mestres maquiadores, promove a integração e troca de conhecimentos ampliando a capacidade técnica e aproximando as áreas de moda e criação de tendências. Além disso, o Congresso de Manicure inovou o setor ao longo desses anos e se consolidou. Nesta edição teremos grandes novidades com muita informação de excelente nível técnico e linguagem clara e simples, onde palestrantes tratarão de temas inovadores como, por exemplo, a administração financeira.

A Hair Brasil 2019 acontece entre os dias 13 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com palestras, workshops, congressos e oficinas especialmente direcionadas aos segmentos de cabelos, manicure, maquiagem, estética e negócios
 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha