Brasil, 29 de Março de 2024
22 de julho de 2013

Dicas práticas para um penteado de sucesso!

Dicas práticas para um penteado de sucesso!





Dicas práticas para um penteado de sucesso!

Na hora de escolher um penteado para arrasar naquela festa, sei que muitas mulheres quase entram em desespero, pesquisam na internet e buscam referências para aquilo que gostariam. Porém, temos que pensar que um penteado precisa levar o estilo da mulher. Não basta querer um só porque ficou bonito na amiga ou na atriz da novela.

Por isso, apresento aqui dois estilos dos mais procurados, o Descontraído e o Clássico, e algumas dicas para que você mesma possa fazer e arrasar em qualquer evento.

O estilo Descontraído é uma característica forte que implantei no Brasil e é sucesso há anos, sendo absolutamente atemporal e com promessa de imperar por muito tempo. Arrisco dizer que 70% da população em geral opte por esse estilo mais amolecido, despojado e romântico. São penteados soltos, semi-presos ou presos, com nuances e ondas, leves ou mais marcadas. Agora, acompanhe as dicas:

1. De maneira geral, lave o cabelo com shampoo purificante, esse de função anti resíduos. Use shampoo hidratante ou condicionador apenas nos cabelos crespos.

2. Seque 70% da umidade dos fios, levantando a raiz com as pontas dos dedos e escove dando volume a essa raiz, com a escova sempre puxada para cima, não para baixo. Nesse processo, dê uma leve modelada nas pontas. Separe mechas largas, seis ou oito em toda a cabeça.

3. Modele com babyliss médio, aplicando produto termo ativado para proteger a mecha enquanto fixa a onda. Esse movimento deve direcionar cada mecha ao topo, e ela deve ser presa ainda quente.

4. Ao soltar as mechas, para dar aspecto mais natural, passe as mãos lubrificadas com pomada. Primeiro do comprimento às pontas e, por último, da raiz ao comprimento.

5. O desfiado é fundamental para dar volume e fixação ao penteado descontraído. Deve ser feito na parte interna da mecha, sem agredir a parte superficial que aparece e merece melhor acabamento, assim como a preservação da nuance de onda.

6. Ajustar os fios é tarefa para uma boa escovinha de cerdas macias.

7. Pontos de fixação devem ser criados com grampos pretos e grandes. O grampo dourado, se tiver ponta aparente, brilha muito mais na foto do que o preto. E nesse movimento descontraído, o grande fixará melhor.

8. Durante todo o penteado descontraído é importante trabalhar com as mãos lubrificadas com pomada para auxiliar na textura e alinhamento de frizz. Sem excessos, claro!

9. Para obter o efeito rasgado, com nuances, o spray é fundamental! Aplique durante a execução, usando os dedos entreabertos passados nas mechas na sequência do jato.

10. Aplique spray de fixação sempre a uma distancia mínima de 30 cm e prefira os de jato seco e forte. Não sature seu penteado!

O rei dos reis em matéria de penteados, o estilo Clássico está no imaginário feminino há muito tempo e promete continuar. Claro que vem cada vez mais repaginado, ora mais forte, ora menos. Tem como identidade principal o aspecto alinhado dos fios, que eu considero exigência para ser impecável! É difícil alinhar; muitos deixam porosidades nos fios e isso dá aspecto de frizz. Acompanhe, então, as dicas:

1. A técnica correta de lavatório é a mesma dos escontraídos, porque o cabelo deve estar bem higienizado e sem impurezas para receber os ativos de produtos como cera, pomada, spray de fixação e outros que venham na sequência.

2. A técnica de secar 70% da umidade e escovar dando volume de raiz também permanece, mas essa escova é ainda mais primorosa, pois o cabelo não será modelado.

3. Para todo e bom clássico, use bobes. Mecha a mecha escovada coloque um bobe. Todos direcionados ao topo, em efeito tijolinho, intercalados.

4. O desfiado deve ser suave e apenas na parte interna da mecha, para não perder o brilho e alinhamento. Em toda a execução do penteado, use as mãos lubrificadas com cera ou pomada.

5. Pente fino auxiliará no alinhamento do clássico!

6. Spray de fixação seco forte alinha ainda mais os fios durante a execução do penteado quando aplicado em pequenas quantidades e a uma distância mínima de 30 cm. Use a mão em côncavo passando na sequência do jato.

7. No trabalho com redinha, desfie a mecha, alinhe, e só aí aplique a rede. O acabamento ficará melhor. A mecha fica dentro da redinha que é presa na base, girando e prendendo em movimento torcido.

8. Nos clássicos, os grampos ideais são os pequenos!

9. Use espumas de apoio para o famoso “Coque Bola”. Muita gente improvisa com outros materiais, mas existem essas espumas prontas que deixam o acabamento perfeito!

10. Cuidado com o volume no topo. O clássico deixa os traços físicos muito expostos e um toque de exagero pode fazer a fantasia virar alegoria.

Gostou? Então, analise bem as características de cada um dos estilos, veja o que mais combina com você, e arrase!


Paulo Persil é empresário do ramo de beleza e cabeleireiro. Profissional há mais de 16 anos, conhecido como “Mago das Noivas”.
 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha