Brasil, 29 de Março de 2024
10 de novembro de 2014

Cosméticos sem água: altamente concentrados

Cosméticos sem água: altamente concentrados





Cosméticos sem água: altamente concentrados

Por Isabel Piatti

O constante crescimento do mercado de saúde estética nos últimos anos mostra o quanto é importante que nós, profissionais da área, estejamos por dentro de todas as novidades tecnológicas para oferecer sempre o melhor para nossos clientes, valorizando assim também nosso trabalho, conhecimento e constante atualização profissional. E basta um pouco mais de aprofundamento em cosmetologia para perceber que a segurança e a eficácia de um cosmético estão diretamente ligadas à concentração de seus ativos e à capacidade de carreação de sua base.

Isso nos leva a refletir sobre uma tendência que veio pra ficar e que tem se destacado em termos de tecnologia em cosméticos, pois traz benefícios tanto para os profissionais de saúde estética que realizam os tratamentos estéticos quanto os clientes que são atendidos por eles: os cosméticos altamente concentrados, desenvolvidos sem a adição de água em sua formulação.

Para entender melhor esse grande diferencial, vamos começar pelo papel de uma base cosmética. Além de reunir ingredientes para dar corpo ao produto e receber os ativos, ela também é responsável por melhorar a penetração deles na pele, potencializando os resultados nos tratamentos de várias alterações inestéticas. Funciona assim: se a base cosmética tiver em sua composição substâncias que provocam o tamponamento dos poros, como o óleo mineral, o trabalho do profissional e o sucesso do tratamento podem ficar comprometidos.

E para formar a base cosmética são necessárias diversas matérias-primas, dentre as quais a água é a que auxilia nas características de sua estrutura (seja gel, creme, emulsão, sérum, etc). Mesmo os melhores produtos encontrados no mercado atualmente, dependendo do aspecto da base, podem chegar a mais de 80% de água em sua composição.

Mas então qual seria o propósito de se desenvolver um cosmético sem adição de água se ela está presente na maioria das formulações e sempre em grande quantidade? O objetivo é justamente aumentar a concentração de ativos, potencializando a ação do produto para oferecer resultados mais rápidos no tratamento das alterações inestéticas, pois, dependendo do tipo de produto e da finalidade, ao retirar a água, é possível substitui-la por um ativo que assuma seu papel de veículo. Um exemplo são os produtos em base sérum. Além disso, as propriedades e funções desses ativos podem ir muito além das proporcionadas pela água em um cosmético.

Dessa forma podemos observar que essa nova tecnologia é bem relevante para nós, profissionais de saúde estética, afinal, queremos que nossos clientes tenham resultados rápidos e eficazes, não é mesmo? E o desenvolvimento de produtos altamente concentrados, com composição 100% ativa, é uma tecnologia recente, porém com grande destaque no mercado profissional. É isso que todos os profissionais de estética devem buscar: empresas especializadas, que desenvolvam produtos com dosagens que realmente ofereçam eficácia nos tratamentos.

Tudo isso além de outro aspecto muito importante que vale para todos os cosméticos, não só para os com alta concentração de ativos e direcionados a tratamentos personalizados: a garantia dos testes de segurança e eficácia e o aval da Anvisa, que permitem aos profissionais ter uma alternativa às formulações manipuladas, que apresentam como desvantagens menor prazo de validade para a utilização, e o fato de não terem a segurança e o respaldo legal dos produtos industrializados, entre outra questões.

 

Isabel Piatti
Profissioal Aisthesis. Técnica em Estética. Graduanda de Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8º Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Colaboradora técnica de Revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança.
E-mail: isabel@buonavita.com.br

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha