Brasil, 19 de Abril de 2024
08 de dezembro de 2014

As emoções e as patologias capilares

As emoções e as patologias capilares





As emoções e as patologias capilares

Por Sandra Rojas

Cursando uma certificação internacional em tricologia, o IAT - International Association of Trichologist (http://www.trichology.edu.au/), me inspirei com o tema da aula ministrada pelo Dr. Ademir Carvalho Leite Jr, que falou sobre:

De que forma nossas Emoções estariam refletidas em nossos cabelos?

Nos últimos 12 anos, o tema Psicossomático passou a ter destaques em congressos dermatológicos e mais recentemente nos ambientes de estudo científico de tricologia, por exemplo, apresentado durante a pós graduação em Tricologia da Universidade Anhembi Morumbi.

Como isso acontece? Corpo e mente estão integrados. Meio externo e aspectos socioculturais. O meio em que vivemos resulta em influencias. Tudo o que vivemos gera emoções que passam pela LENTE DO AFETO, essa lente está diretamente ligada a alterações físicas/químicas em nosso corpo.
É importante realçar que cada indivíduo tem SUA PRÓPRIA lente afetiva. O que é de extrema importância para mim, passa desapercebido por você. Por esse motivo as emoções são extremamente personalizadas, tornando cada ser humano, ÚNICO.

De forma fisiológica, o stress, com sinérgica ação com as emoções, atinge o sistema capilar, onde substâncias são inibidas, mecanismos de funcionamento agem sob estímulos diferentes ao de sua origem e a saúde do cabelo é afetada. Com isso, quedas capilares intensas, sazonais e ou alopecias, mais conhecidas como calvície, se tornam muito comuns em homens e mulheres. Vale destacar que, recentemente, o número de mulheres com Alopecia tem tido um aumento gigantesco e pode ser facilmente justificado devido ao Estilo de Vida.

Podemos entender um pouco mais ao conhecer o ciclo de vida dos cabelos, composto pelas fases anágena (crescimento), catágena (repouso) e telógena (queda ou desprendimento), que possuem uma duração média de 5 anos (guardando a devida proporção individual por perfil etário, fisiológico e hormonal). O stress faz com que os fios pulem da fase de crescimento para a fase de repouso de forma mais acelerada, como resultado o cabelo cai.

Um excelente livro para nos acompanhar nesse século, e nos reconhecer em nossas escolhas e atitudes se chama: ‘Da emoção à lesão’. Um guia de medicina psicossomática. (Editora Manole. Autores: Geraldo José Ballone, Eurico Pereira Neto, Ida Vani Ortolani)

Acredito que essa Era Cibernética agregue infinitos valores positivos para a educação e a comunicação, mas.... onde o ‘touch’ é mandatório nos equipamentos eletrônicos, nos esquecemos do ‘touch’ nos seres humanos...  e isso é assunto para nosso próximo artigo.

 

Sandra Rojas
Docente da Universidade Anhembi Morumbi. Proprietária do Salão Duetto Hair. Coordenadora do Congresso de Tricologia da Hair Brasil e Coordenadora da ABT - Academia Brasileira de tricologia, em São Paulo.

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha