Brasil, 19 de Junho de 2019
11 de fevereiro de 2019

A vaidade masculina cresce e o mercado deve estar preparado para isso

Robson Trindade

Os homens descobriram que a tecnologia em favor da beleza pode não ser um benefício exclusivo das mulheres. Agora eles sabem que também podem e devem aproveitar disso. Aliás, aproveitar muito, pois a imagem diz tudo a respeito de uma pessoa. 

De alguns anos para cá, os cuidados com a beleza deixaram de ser exclusividade feminina e, desta forma, abriu-se espaço para o surgimento de um novo nicho no mercado, que deve estar preparado para atender o público masculino em busca de beleza.

Como viagista, posso afirmar que este é o reflexo de uma sociedade que dá muita importância e valor para a imagem pessoal, independentemente do sexo, crença ou condição social. 

Apesar de ter sido depois das mulheres, os homens também entenderam que o visual faz diferença - tanto na vida pessoal quanto na profissional. Por isso, sim, hoje eles buscam se cuidar.

Números não mentem 

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em 2016, 45% dos entrevistados se declararam vaidosos. 

Segundo os dados analisados, 54% dos homens afirmaram que vão com frequência ao salão e 40% deles agendaram consultas com dermatologistas. 

Eu mesmo já tive um aumento de 15% na clientela masculina, que já era fixa do salão há muitos anos. 

Referências no visagismo masculino 

Robson Trindade
 

Ao participar de programas de televisão e transformar a imagem de alguns homens, me tornei referência no mercado. Quando eu analiso a imagem masculina, procuro respeitar as medidas do rosto e conduzir um visual que esteja de acordo com a profissão e o estilo do cliente. 

Os homens estão cada vez mais preocupados com o visual, mas sem exageros, eles recorrem a serviços que tragam soluções para uma aparência jovial e elegante. 

Uma técnica eficiente para este público é a das luzes invertidas, que escondem os cabelos brancos e deixam o visual mais moderno. A técnica é a mesma do clareamento, mas a diferença entre os dois procedimentos é que a tintura utilizada é para escurecer os fios.

Essa onda de cuidar da aparência também é inspirada nos jogadores de futebol, que costumam se destacar pelos cabelos diferenciados e sobrancelhas impecáveis. 

No visual masculino, o peso das sobrancelhas é ainda maior. Quando alinhadas, promovem harmonia no rosto. Além disso, um visagista pode sugerir desenhos de barba, bigode ou cavanhaque, a fim de tornar a produção ainda mais perfeita.

*Robson Trindade é professor pioneiro no Visagismo acadêmico, com especialização em Pensamento Visual da Moda e mestrando em Tecnologia da Inteligente. Traz na bagagem acadêmica MBA, Pós-Graduação, Graduação e Cursos de Extensão. É também CEO da Criative Man, Red Team – Consultoria de Imagem Beleza & Estilo -, Diretor Artístico do Red Door Salon and Spa e membro do AICI - Association of Image Consultants International. Além disso, é o coordenador científico do Congresso de Visagismo da Hair Brasil 2019.
 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha