Brasil, 20 de Abril de 2024
19 de janeiro de 2015

A tendência é fruto de um processo criativo

A tendência é fruto de um processo criativo





A tendência é fruto de um processo criativo

Por Robson Trindade

A tendência é fruto de um processo criativo; com cores, linhas, formas, texturas e estruturas previamente determinadas, assim esse case é multiplicado e enviado para vários profissionais especializados em criação de tendência. Cada profissional cria sua coleção usando as referências do case. Uma vez criada às coleções, surgem os desfiles de apresentação das mesmas como tendência. Assim sendo, é a tendência que cria a moda.

Em um curto espaço de tempo surge uma nova tendência e assim a mesma que criou a anterior, agora mata essa moda para criar uma nova. As coleções são sugestões e ideias dos estilistas, que por sua vez apresentam essas coleções, mas nem tudo vira moda, parte dessa coleção é conceitual fazendo parte de alguns acervos que futuramente poderão ser revisitados e customizados em novos projetos. A parte remanescente se torna integrante de alguns personagens criativos, vanguardistas e atemporais por excelência!

O ciclo com sazonalidade indeterminada; depende de fatores externos e incontroláveis. Portanto tudo tem começo meio e fim. São assim com a beleza na mais ampla das visões, nas indústrias de vestuários em geral, cosméticos, equipamentos e etc.

Agora que já conhecemos superficialmente o processo criativo, vamos explicar como identificar um cabelo para seu visual.

As criações são divulgadas por vários veículos de comunicação como a televisão, o cinema, o teatro, as redes sociais... A partir delas surgem a vontade de usar o cabelo que aquela artista ou personalidade em destaque no momento estiver usando. Mas é preciso ter cuidado! Cada rosto tem um determinado formato, assim nem todos os cabelos ficam bem em qualquer pessoa.

Para o rosto redondo um cabelo mais quadrado fica mais harmonioso, um cabelo longo pode também trazer um resultado interessante. Uma pessoa com a testa pequena não deve usar franja reta; entretanto em diagonal pode ajudar a satisfazer o desejo. Os formatos de rosto retângulo alto precisam de volume lateral, o retângulo baixo precisa de volume em cima, os triangulares invertidos solicitam cabelos mais lisos até a altura do nariz e abaixo se faz necessário volume e o efeito ondulado, por sua vez o triângulo baixo direciona o cabelo com formas volumosas até a altura das orelhas e abaixo praticamente sem cabelo ou mais curtinho.

A tendência do momento direciona para os cabelos semimédios aos curtos, mas com muito movimento e tons que traduzem volume e efeitos de contraste.

Se fossemos simplificar a tendência, poderia dizer que as mulheres usaram cabelos longos com progressiva, mas com o passar dos anos os cabelos ficaram supersensíveis, quebradiços e despontados assim cortar é uma das soluções mais recomendadas. Além disso, as mechas californianas e ombré hair, também causaram desgastes irreparáveis. Assim sendo o corte semimédio, semicurto e curto ditam as tendências no mercado de Beleza.

 

Robson Trindade
Possui MBA em Varejo e Negócios da Moda pela Business School São Paulo; Empreendedorismo e Criação de novos Negócios pela FGV. É professor de Pós Graduação da Universidade Belas Artes na área de Moda; consultor de imagem e membro da Association of Image Consultants International, Consultoria e Assessoria Administrativa para empresas. Presta serviços no Red Door Salon and Spa e Red Team Consultoria de Imagem Beleza & Estilo, como diretor artístico.
Mais informações: http://www.redteam10.com.br/equipe_robson.html

 

 
Mais notícias sobre Coluna da Beleza | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha